CAIXA ECONÔMICA LANÇA MICROCRÉDITO PARA EMPREENDEDORES INSCRITOS NO CADÚNICO
- Osmar Neves Souza
- há 49 minutos
- 3 min de leitura
Nova modalidade tem como foco o crédito produtivo orientado para famílias de baixa renda, com o objetivo de estimular o empreendedorismo, a geração de renda e a inclusão socioeconômica
Foto: Divulgação

A CAIXA lançou na segunda-feira (09/02) um projeto piloto de microcrédito voltado a empreendedores cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A iniciativa integra o programa federal Acredita no Primeiro Passo e começa a ser implementada nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Batizada de Conquista+ CAIXA, a nova modalidade tem como foco o crédito produtivo orientado para famílias de baixa renda, com o objetivo de estimular o empreendedorismo, a geração de renda e a inclusão socioeconômica. O lançamento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do presidente da CAIXA, Carlos Vieira, que participaram da assinatura dos primeiros contratos.
O projeto piloto terá duração inicial de 90 dias. Segundo o presidente da CAIXA, a iniciativa amplia o alcance do microcrédito no país. “Esta parceria com o MDS permite alcançar famílias que têm capacidade empreendedora e acesso ao crédito do Acredita no Primeiro Passo. Com o Governo Federal garantindo este financiamento, conseguimos trabalhar com taxas de juros menores e estender o benefício a outras nacionalidades absorvidas pelo Brasil, como forma de acolhimento”, afirmou Carlos Vieira.
Para o ministro Wellington Dias, o programa representa uma estratégia de enfrentamento à pobreza e de fortalecimento da cidadania. “O objetivo do Governo do Brasil é tirar as pessoas da fome, mas também superar a pobreza e alcançar patamares mais altos. No Programa Acredita, trabalhamos com inclusão socioeconômica. Em breve, veremos pessoas que hoje recebem financiamento se tornando empregadoras e abrindo novos negócios”, destacou.
Foco em públicos prioritários
O programa Acredita no Primeiro Passo tem como objetivo combater a pobreza e a desigualdade por meio do trabalho, oferecendo crédito e qualificação profissional, com foco em territórios de alta vulnerabilidade social. O atendimento é destinado a empreendedores formais ou informais inscritos no CadÚnico, com prioridade para mulheres, pessoas negras, jovens, pessoas com deficiência e povos e comunidades tradicionais. A meta mínima é que mulheres representem pelo menos 50% das operações de crédito.
Condições do microcrédito
Os financiamentos variam de R$ 500 a R$ 21 mil, com isenção de IOF, taxa de juros de Selic mais até 2% ao ano, prazo de pagamento entre 4 e 12 meses e garantia do Fundo de Garantia de Operações (FGO).
Entre as primeiras beneficiadas está a costureira boliviana Mery Huallpa Chapi, que atua no setor têxtil no centro de São Paulo e pretende abrir sua própria oficina. “Este projeto me empurra para correr atrás do meu sonho, para ajudar outras mulheres a cuidar de seus filhos e trabalharem com dignidade”, afirmou.
A cabeleireira paulistana Patrícia de Almeida também aderiu ao programa e planeja investir na melhoria do seu salão. “Contar com o apoio de um banco como a CAIXA dá muita segurança. É ótimo para nós”, disse.
Conquista+ CAIXA
A CAIXA atua há mais de dez anos com programas de Microcrédito Produtivo Orientado. Em dezembro de 2024, o banco lançou o Conquista+ CAIXA, um novo modelo de negócios que permite a operacionalização de linhas de microcrédito urbano e rural com diferentes fontes de recursos.
O programa abrange produtos como o Microcrédito Rural (Pronaf B), Microcrédito Urbano para pessoas jurídicas e microempreendedores individuais, além do Microcrédito Urbano para pessoas físicas inseridas no Acredita no Primeiro Passo.
Programa Acredita no Primeiro Passo
Criado pelo Governo Federal, o Acredita no Primeiro Passo busca apoiar famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico por meio da qualificação profissional, intermediação de emprego e incentivo ao empreendedorismo. O programa oferece acesso a microcrédito com juros reduzidos e acompanhamento técnico, visando promover autonomia financeira e inclusão social.











