IPIABAS REFORÇA CONSOLIDAÇÃO TURÍSTICA E ABRE FESTIVAL DO VALE DO CAFÉ
- Osmar Neves Souza

- 19 de jul.
- 4 min de leitura
Evento demonstrou a força do turismo e da cultura do estado do Rio de Janeiro e da Região do Vale do Café
Foto: Divulgação/Secom-PMBP

O distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí, mais uma vez, mostrou a força de seu turismo ao sediar a abertura do 20° Festival Vale do Café. Com solenidade institucional e apresentação do grupo Gafieirando, o evento reuniu a população e autoridades municipais, estaduais e federais.
A prefeita da cidade, Katia Miki, destacou que, para o município e para o distrito de Ipiabas, é uma honra receber um festival tão consagrado na região, ainda mais na presença da população e de parceiros das esferas governamentais que tanto auxiliam a cidade.
"Para Barra do Piraí e o distrito de Ipiabas, é uma grande honra receber a abertura deste festival tão consagrado. Quero saudar toda a população presente nesta noite, bem como nossos parceiros nas esferas municipal, estadual e federal, que sempre se disponibilizaram a buscar recursos e projetos para nossa cidade. Estou muito feliz de ver Ipiabas reforçando seu papel no cenário turístico do estado. Tenho absoluta certeza de que essa será uma festa sem igual", disse a prefeita.
O circuito passará também por Pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Vassouras, Valença e Engenheiro Paulo de Frontin, com diferentes espetáculos em cada cidade. Nas fazendas, o público participa de visitas guiadas a instalações seculares, com concertos, degustação de sabores típicos do início do século passado e passeio pelo cafezal. A 20ª edição do festival ocorre entre os dias 18 e 27 de julho. Este ano, propõe uma experiência sensorial completa, com música instrumental, erudita e popular em cenários que narram a história do país.
Na cerimônia, a secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barcelos, ressaltou a importância do Festival Vale do Café, não apenas para o calendário de eventos do estado, como também para a população.
“Este festival não está apenas no calendário de eventos do Estado do Rio de Janeiro, ele está no coração das pessoas, está na alma das pessoas, faz parte da vida das pessoas. Esse é o segredo do sucesso de um evento que já dura 20 anos. É uma mistura de cultura, é uma mistura de turismo, um verdadeiro fortalecimento desses setores que, de fato, aproxima as pessoas da história”, apontou Danielle.
Feliz pela representatividade do evento para a região e orgulhoso pelo crescimento da atividade turística no estado, o secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou que, neste ano, a meta é alcançar cerca de um milhão e oitocentos mil visitantes do exterior.
“Queria compartilhar com vocês que estamos vivendo um momento muito especial para o turismo do Rio de Janeiro. No ano passado, recebemos mais de um milhão e meio de turistas internacionais aqui no estado. Voltamos aos patamares da época da Copa do Mundo e da Olimpíada, quando o Rio de Janeiro ocupava uma posição de destaque no cenário internacional, entre os principais destinos do mundo. Mas a gente não parou por aí. Pelo contrário, seguimos trabalhando e planejamos um crescimento de 20% no número de turistas internacionais para este ano, com a meta de alcançar cerca de um milhão e oitocentos mil visitantes do exterior. E, para a nossa felicidade, apenas até junho deste ano, ou seja, só no primeiro semestre, já alcançamos um milhão e cem mil turistas internacionais, 52% a mais do que no mesmo período do ano passado. Isso é fruto de muito trabalho, de ações constantes de promoção”, destacou Gustavo Tutuca.
O deputado federal Áureo Ribeiro ressaltou a grandeza do Vale do Café e a importância da atuação dos governos na região.
“Este é um dia especial. Contem sempre comigo no Vale do Café, para que a gente possa fortalecer, cada dia mais, essa relação e olhar para essa região tão importante. Que sejamos atrativos, que possamos receber mais turistas, gerar mais empregos, mais oportunidades, e, principalmente, cuidar das pessoas com muito carinho. Esse é o nosso papel: promover políticas públicas, promover felicidade. E que o Rio de Janeiro continue sendo destaque, como tem sido. Parabéns a todos os governos aqui representados no Vale do Café, parabéns ao governo do Estado e parabéns a Barra do Piraí por ser a anfitriã deste evento tão importante”, disse o deputado federal.
Finalizando a cerimônia, foram entregues homenagens da equipe da Backstage, empresa organizadora do evento, para figuras importantes na promoção desse evento. Após este momento, foi oficialmente iniciado o 20º Festival Vale do Café com o show do grupo Gafieirando.
Também estiveram presentes neste primeiro dia de festival os prefeitos de Rio Claro, Babton Biondi; de Rio das Flores, Rodrigo Cibalena; o vice-prefeito e secretário de Saúde de Barra do Piraí, Cristiano Almeida; o assessor especial da Secretaria Estadual de Turismo e coordenador das ações turísticas no Vale do Café, Wanderson Farias; o presidente da Câmara Municipal de Barra do Piraí, Rafael Couto; os vereadores de Barra do Piraí, Luiz Felipe Ludi, Luciana Maciel, Elves Costa e Jeordane Perino; a vice-prefeita de Duque de Caxias, Aline do Áureo; o secretário de Turismo de Barra do Piraí, Tadeu Oliveira; o secretário de Cultura de Barra do Piraí, Gabriel Barbosa; e outras autoridades.












Comentários