VACÂNCIA NA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VOLTA REDONDA PARA 2027 AGITA BASTIDORES POR PRESIDÊNCIA
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Tema da sucessão da Presidência já é comentado nos bastidores do Legislativo
Foto: Gazeta dos Bairros
A Câmara Municipal de Volta Redonda começa a discutir, na próxima segunda-feira (23), a escolha do novo primeiro vice-presidente da Mesa Diretora. A movimentação ocorre após o falecimento do vereador Paulo Conrado, que havia sido eleito para assumir a Presidência da Casa em 2027.
Embora oficialmente a pauta seja o preenchimento da vice-presidência para o exercício atual, o tema da sucessão da Presidência já é comentado nos bastidores do Legislativo. Parlamentares mais experientes defendem que a vaga estratégica seja ocupada por vereadores com maior tempo de atuação na Casa.
O vereador Sidney Teixeira, o Dinho (PRD), minimizou as especulações sobre uma disputa antecipada e afirmou: “Isso é conversa fiada. Teremos uma reunião no dia 23 por conta disso. A eleição do presidente de 2027 será mais pra frente. Já decidimos isso.” Segundo ele, o encontro tratará exclusivamente da escolha do primeiro vice-presidente.

Luciano de Souza Portes, o Mineirinho (União Brasil), confirmou que colocou seu nome à disposição para futuras composições e declarou: “Eu coloquei o meu nome à disposição da Mesa Diretora. Se o grupo entender que eu possa ser o presidente em 2027, farei com o maior carinho e transparência.” Ele ressaltou, porém, que ainda não houve definição de consenso.
Já José Humberto Albertassi Júnior, o Betinho (Republicanos), negou qualquer acordo prévio e afirmou: “Não existe consenso entre vereadores de um assumir e o outro não assumir. Todo mundo ali tem direito de concorrer à Mesa. Se eu tenho vontade de botar meu nome à disposição, tenho também. Por que não?”
O vereador Renan Cury (PP), em segundo mandato, também afastou discussões aprofundadas sobre a sucessão e pontuou: “Eu não tenho interesse.” Ele confirmou que há dois parlamentares interessados na disputa, ambos fora do primeiro mandato.
O primeiro secretário da Mesa Diretora, Rodrigo Furtado (PL), destacou que a discussão imediata é o preenchimento da vice-presidência e explicou: “Vai ser preenchida a vaga de vice-presidente deste ano, na primeira sessão, na próxima segunda-feira. Não fui informado oficialmente sobre essa indicação de presidente para 2027.” Ele reafirmou apoio ao atual presidente e informou que não pretende disputar a Presidência, pois está focado em sua pré-candidatura a deputado federal.
O segundo secretário, José Onofre, o Cacau da Padaria, afirmou que não pensa, neste momento, em candidatura, mas ponderou: “Se assim ocorrer, de ele (Betinho Albertassi) se lançar candidato, colocarei meu nome à disposição dos colegas.”
De forma reservada, o vereador Wilsemar Máximo Curty, o Simar, declarou não ter pretensão de disputar cargos na Mesa e afirmou: “Não tenho pretensão, isso é uma questão deles lá, está entre eles. Vou deixar acontecer para ver quem será o nome do grupo.”
Também ouvido pela reportagem, o vereador Rodrigo de Ávila, o “Nós do Povo”, afirmou: “Não tenho conhecimento dessas informações. Creio que temos três presidentes responsáveis e que sabem conduzir muito bem a administração da Câmara Municipal.”
Apesar das negativas quanto a um debate formal sobre 2027, o tema já circula nos corredores do Legislativo. A definição da nova composição da Mesa Diretora deverá indicar os próximos movimentos políticos internos da Casa.



























Comentários