DIVULGADO RESULTADO DO FIES PARA O 1º SEMESTRE DE 2026; MAIS DE 528 MIL INSCRIÇÕES FORAM REGISTRADAS
- há 8 horas
- 2 min de leitura
Cada participante pôde escolher até três opções de curso
Foto: Gazeta dos Bairros

O resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026 foi divulgado nesta quinta-feira (19/02). A consulta deve ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde cada candidato pode verificar o resultado individual.
Nesta edição, o processo seletivo contabilizou 528.175 inscrições, realizadas por 210.108 estudantes. Cada participante pôde escolher até três opções de curso. Do total de inscritos, 52.930 concorreram às vagas reservadas ao Fies Social.
Ao todo, foram ofertadas 67.301 vagas em 1.421 instituições privadas de ensino superior, distribuídas em 19.834 opções de cursos e turnos. Para todo o ano de 2026, a previsão é de 112.168 vagas. As oportunidades remanescentes desta etapa serão disponibilizadas no segundo processo seletivo.
Os candidatos pré-selecionados devem complementar as informações da inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Após essa fase, será necessário comprovar os dados declarados, com apresentação de documentação física ou digital à comissão da instituição escolhida, no prazo de até cinco dias úteis.
Quem não foi selecionado na chamada única permanece automaticamente na lista de espera. As convocações ocorrerão entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
Desde 2024, o programa reserva vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Metade das vagas também é destinada ao Fies Social, voltado a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico, que podem financiar até 100% dos encargos educacionais.
O Fundo de Financiamento Estudantil é coordenado pelo Ministério da Educação e concede financiamento a estudantes de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).













Comentários