PREFEITO NETO ACOMPANHA AVANÇO DAS OBRAS DE CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO AÇUDE NO RETIRO
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Trecho em obras fica entre as avenidas Antônio de Almeida e General Euclides Figueiredo
Foto: Divulgação/SMO/Secom-PMVR

O prefeito Antonio Francisco Neto (PP) visitou na quarta-feira (18/02) as obras de canalização do Córrego Açude, no bairro Retiro, em Volta Redonda. A intervenção, considerada uma das mais aguardadas pela população da região e que contou com o apoio do vereador Sidney Teixeira, o “Dinho” (PRD), já alcançou 40% de execução.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (SMO), responsável pela fiscalização dos serviços executados por empresa terceirizada, estão sendo implantados nesta etapa 187 metros de galeria pré-moldada de concreto armado, com dimensões de 2,60m por 1,80m. O trecho em obras fica entre as avenidas Antônio de Almeida e General Euclides Figueiredo.
O investimento do governo municipal supera R$ 1,2 milhão e corresponde ao terceiro trecho da intervenção. O objetivo é reduzir os alagamentos registrados com frequência na Avenida Antônio de Almeida durante temporais.
Durante a visita, o prefeito destacou a importância da obra para a comunidade do Retiro. “Pude acompanhar de perto essa obra tão importante para a comunidade do Retiro. Assim como no Córrego Açude, estamos trabalhando, investindo em obras para acabarmos de uma vez com os alagamentos e outros transtornos em dias de fortes chuvas. Queremos melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população”, afirmou Neto.
No total, o projeto prevê cerca de 500 metros de galerias, além da preparação do espaço para futura instalação de manilhas destinadas ao esgoto, que será separado do fluxo de água pluvial.
O vereador Dinho postou nas redes sociais agradecimentos ao prefeito Neto e ao secretrário de Obras, José Jeronimo Teles, e ressaltou sobre a importância das obras no dia a dia dos moradores do Açude. "A espera foi longa, a luta foi grande, mas a última fase de canalização do córrego do Açude está sendo executada. Registro meu agradecimento ao governo municipal por atender esta antiga demanda aqui do final do Retiro e à Secretaria Municipal de Obras, que não tem medido esforços para atender nossas comunidades.", disse o parlamentar.
Segundo o secretário municipal de Obras, Jerônimo Teles, a intervenção é necessária devido ao volume de água recebido pelo Córrego Açude ao longo de sua extensão. “O Córrego Açude recebe a água de afluentes em sua extensão e se faz necessário controlar a vazão na altura da Avenida General Euclides Figueiredo, desviando o curso da água para evitar o transbordamento do Córrego dos Carvalhos, quando os dois córregos se encontram”, explicou.
A obra integra o conjunto de ações da prefeitura voltadas à melhoria do sistema de drenagem urbana e à prevenção de transtornos causados por chuvas intensas na cidade.













Comentários