MEP-VR TEM REUNIÃO COM VOLUNTÁRIOS DO PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO NO SÁBADO
- Osmar Neves Souza
- há 18 minutos
- 2 min de leitura
Com 26 anos de atuação ininterrupta, o Pré-Vestibular Cidadão é uma das mais tradicionais iniciativas de educação popular da região
Foto: Divulgação/MEP-VR

O Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP.VR) realiza no sábado (07/02), às 15h, uma reunião geral com os voluntários do Pré-Vestibular Cidadão (PVC), na sede da entidade, no bairro Niterói. O encontro marca o início da organização do projeto para 2026 e tem como objetivo alinhar as ações do novo polo Califórnia aos núcleos já existentes, além de definir os encaminhamentos para o início das atividades letivas.
Com 26 anos de atuação ininterrupta, o Pré-Vestibular Cidadão é uma das mais tradicionais iniciativas de educação popular da região. Ao longo dessa trajetória, o projeto já contabiliza mais de mil aprovações em universidades públicas e privadas, aliando a preparação para vestibulares e para o Enem a uma formação crítica, cidadã e comprometida com a transformação social.
As inscrições para o PVC 2026 já estão abertas e acontecem em duas etapas. A pré-inscrição online pode ser feita entre 3 a 22 de fevereiro, por meio de formulário disponível no site e nas redes sociais do MEP. Já a confirmação presencial, obrigatória, ocorrerá entre os dias 23 e 28 de fevereiro, no núcleo escolhido pelo candidato no momento da pré-inscrição.
Em 2026, o projeto contará com três polos de funcionamento: Niterói, Retiro e Califórnia, este último localizado na divisa de Volta Redonda com Barra do Piraí e inaugurado neste novo ciclo.
Além dos conteúdos exigidos nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o PVC desenvolve atividades voltadas à formação cidadã, ao meio ambiente e a temas sociais, reforçando o compromisso do MEP com a inclusão educacional.
De acordo com o coordenador da área multidisciplinar e socioambiental do MEP, Pedro Paulo Vidal, o projeto mantém o foco na democratização do acesso ao ensino superior. “Chegamos a mais um ano fortalecendo os núcleos existentes e inaugurando o polo Califórnia. O PVC é voltado para estudantes do terceiro ano do ensino médio ou para quem já concluiu essa etapa, independentemente da idade”, destacou.
O coordenador da área de Exatas, Paulo Ricardo Ramos, reforçou o papel social do projeto. “Nosso foco é a inclusão de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Contamos com educadores comprometidos e trabalhamos, além dos conteúdos do Enem e dos vestibulares, temas ligados à cidadania e à realidade social”, afirmou.











