CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2026 DESTACA 'DIREITO À MORADIA DIGNA' E COMEÇA NO DIA 18
- Osmar Neves Souza

- há 3 horas
- 1 min de leitura
Iniciativa pretende ampliar o debate sobre o déficit habitacional no Brasil e a situação de milhares de famílias que ainda vivem sem acesso a um lar adequado
Foto: Osmar Neves/Gazeta dos Bairros

A Campanha da Fraternidade 2026 terá como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (João 1,14), convidando a Igreja e a sociedade a refletirem sobre o acesso à moradia digna como direito humano fundamental. A iniciativa pretende ampliar o debate sobre o déficit habitacional no Brasil e a situação de milhares de famílias que ainda vivem sem acesso a um lar adequado. A campanha será oficialmente iniciada na 'Quarta-feira de Cinzas', no dia 18 de fevereiro, marcando o começo do período da Quaresma no calendário católico.
Proposta pela Pastoral da Moradia e Favelas, a campanha busca conscientizar a população sobre a importância da habitação para a garantia da dignidade, da saúde e da qualidade de vida. A mobilização também pretende incentivar a adoção de ações concretas e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à habitação social.
Com foco na realidade habitacional do país, a Campanha da Fraternidade 2026 pretende chamar a atenção para o drama enfrentado por milhões de brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade, em moradias precárias ou sem residência fixa. A proposta é estimular o compromisso coletivo na busca por soluções que garantam o direito à moradia.
A reflexão proposta pela campanha é inspirada no mistério da Encarnação de Jesus Cristo, que, segundo a tradição cristã, escolheu viver entre os homens, reforçando a mensagem de acolhimento, solidariedade e cuidado com os mais vulneráveis.












Comentários