A notícia de sua comunidade
"A imprensa deve servir aos governados, não aos governantes” Trecho da decisão da Suprema Corte dos EUA ao absolver os jornais que divulgaram documentos secretos
SUPERCOMPUTADOR DA PETROBRAS É UM DOS MAIORES DO MUNDO
Com a ajuda do Fênix, capacidade de processamento de dados geofísicos da companhia será multiplicada por cinco neste ano Foto: Agência Petrobras Operando desde março, o supercomputador Fênix figura na 142ª posição em capacidade de processamento, conforme lista dos maiores computadores do mundo da Top500.org, divulgada nesta segunda-feira (17/6). Com 55.296 Gigabyte de memória e Central Processing Unit com 48.384 núcleos, o Fênix é o maior supercomputador da América Latina segundo os parâmetros da lista. Instalado no Rio de Janeiro (RJ), ele contribuirá para multiplicar por cinco a capacidade de processamento de dados geofísicos da Petrobras.
O Fênix é um dos quatro supercomputadores que passam a incrementar a capacidade de processamento geofísico da Petrobras, que até o final de 2020 terá sua capacidade aumentada em 15 vezes em relação a 2018. O processamento geofísico aplica algoritmos matemáticos de alta complexidade para gerar imagens do subsolo das bacias sedimentares. Tais imagens são essenciais para todo o processo de exploração e produção de petróleo, desde a aquisição de novas áreas exploratórias até o desenvolvimento e produção de campos de petróleo.
A partir desta nova capacidade computacional, será possível fornecer imagens com maior definição e resolução, contribuindo para reduzir riscos geológicos e operacionais, aumentando a rentabilidade dos projetos de Exploração e Produção da Petrobras.

Com a ajuda do Fênix, capacidade de processamento de dados geofísicos da companhia será multiplicada por cinco neste ano Foto: Agência...