A notícia de sua comunidade
"A imprensa deve servir aos governados, não aos governantes” Trecho da decisão da Suprema Corte dos EUA ao absolver os jornais que divulgaram documentos secretos
PREFEITURA DE VOLTA REDONDA ANTECIPA 13º E INJETA R$ 30 MILHÕES NA ECONOMIA LOCAL
Antecipação foi viabilizada pelos cerca de R$ 40 milhões obtidos com a renovação do contrato do Itaú Unibanco para administração da folha de pagamento do funcionalismo público municipal Foto: Divulgação/Secom-PMVR O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, anunciou nesta quinta-feira (21/05) a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. O pagamento será realizado no dia 12 de junho e deve beneficiar cerca de 13,5 mil funcionários públicos, com a liberação de aproximadamente R$ 30 milhões na economia da cidade e da região. Segundo a administração municipal, este é o quarto ano consecutivo em que a prefeitura antecipa o pagamento da metade do 13º salário ainda no mês de junho. A medida foi definida após reunião entre o prefeito e representantes das secretarias municipais de Administração, Fazenda e do Gabinete de Estratégia Governamental. De acordo com Neto, a antecipação também foi viabilizada pelos cerca de R$ 40 milhões obtidos com a renovação do contrato do Itaú Unibanco para administração da folha de pagamento do funcionalismo público municipal. “O funcionalismo está com os salários rigorosamente em dia e continuará assim até o fim do governo”, afirmou o prefeito. Impacto econômico A Secretaria Municipal de Administração destacou que a antecipação do benefício deve fortalecer o comércio local, especialmente em um período de aumento das vendas por conta do Dia dos Namorados, celebrado na mesma data do pagamento. Além da antecipação do 13º, a prefeitura ressaltou os reajustes concedidos ao funcionalismo nos últimos anos. Em 2026, servidores que recebem o piso salarial nacional tiveram reajuste de 6,7%, enquanto as demais faixas salariais receberam correção de 4,26%, índice correspondente ao IPCA, indicador oficial da inflação. Segundo o secretário municipal de Administração, Cláudio Franco, servidores que recebem salário-mínimo acrescido de auxílio-alimentação e gratificação social passaram a ter remuneração mínima de R$ 2.171, valor 34% superior ao salário-mínimo nacional. Reajustes e benefícios A atual gestão municipal informou ainda que concedeu reajustes salariais consecutivos ao funcionalismo nos últimos quatro anos. Em 2025, o reajuste foi de 5%; em 2024, de 7%; e em 2023, de 7,42%, sempre com índices iguais ou superiores à inflação acumulada nos períodos. Entre os benefícios implantados pela prefeitura também estão o aumento do auxílio-alimentação — de R$ 250 para R$ 350 — e a criação de uma cesta-básica de R$ 350 destinada a aposentados e pensionistas. Ao comentar a situação financeira da prefeitura, Neto relembrou o cenário encontrado no início da atual gestão, em 2021, quando, segundo ele, os servidores acumulavam três meses de salários atrasados. “Fizemos um trabalho de reorganização financeira e planejamento para garantir os pagamentos em dia e preservar o poder de compra dos servidores”, concluiu o prefeito.

Antecipação foi viabilizada pelos cerca de R$ 40 milhões obtidos com a renovação do contrato do Itaú Unibanco para administração da folha de pagamento do funcionalismo público municipal Foto: Divulgação/Secom-PMVR O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, anunciou nesta quinta-feira (21/05) a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. O pagamento será realizado no dia 12 de junho e deve beneficiar cerca de 13,5 mil funcionários públicos, com a...

