A notícia de sua comunidade
"A imprensa deve servir aos governados, não aos governantes” Trecho da decisão da Suprema Corte dos EUA ao absolver os jornais que divulgaram documentos secretos
PREFEITOS SE REÚNEM PARA DEFINIR MEDIDAS RESTRITIVAS PARA 'SUPERFERIADO' ESTADUAL
Municípios buscam alinhar decretos em uma reunião para definir ações e posturas para evitar aglomeração e expansão da contaminação do Novo coronavírus Foto: Felipe Vieira/CCS-PMBM O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (DEM), se reuniu com os prefeitos de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (DEM), e de Pinheiral, Ednardo Barbosa Oliveira (PSC), para alinhar em conjunto medidas a serem tomadas durante o feriado de dez dias, entre os dias 26 de março e 04 de abril, determinado pelo Governo do Estado como medida de combate à pandemia causada pela Covid-19. Ao fim do encontro, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (24/03), na sede Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM), ficou definido que cada município irá produzir o seu decreto, que será alinhado em uma reunião ainda na tarde desta quarta-feira.
O encontro, realizado , contou com a presença da vice-prefeita Fátima Lima, dos secretários municipais de Saúde, Sérgio Gomes, de Educação, Marcus Barros, do presidente da Câmara Municipal, Luiz Furlani, e de representantes dos governos de Pinheiral e Volta Redonda e entidades de classe.
Os três municípios respondem à mesma promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Dentro das medidas a serem determinadas, poderão haver decisões divergentes de um município para o outro, de acordo com as particularidades de cada um. O prefeito Rodrigo Drable fará o anúncio das ações que serão implementadas em live, às 19h, em suas redes sociais.
O chefe do Executivo fez um balanço positivo sobre o encontro e lembrou a importância do comprometimento da população. “A reunião alcançou seu objetivo à medida que cada um teve oportunidade de expor seus pensamentos e opiniões. Conseguimos equacionar alguns interesses, o primeiro deles a preservação da vida, o segundo, o funcionamento de empresas de maneira capaz de manter os empregos. Mas ainda teremos alguns desafios pela frente, principalmente sobre a postura e a condução de cada indivíduo da sociedade, fazendo aquilo que está determinado”.
Durante o encontro, Drable também pontuou avanços importantes no combate à doença. “O exercício que podíamos fazer sobre o aumento de leito nós fizemos, as otimizações possíveis nós estamos fazendo, como uma área nova ao lado da Upa para poder segregar um segundo problema, que agora é a dengue. A vacinação está seguindo gradativamente. Estamos fazendo a nossa parte”.
De acordo com o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, é fundamental essa troca de experiências para avançar no combate à pandemia. “Foi muito importante saber o que os prefeitos pensam a respeito dos próximos dias. Da mesma forma, apresentar nossos quadros epidemiológicos e as características diferentes de cada município. Com isso, vamos buscar alinhar ações e buscar o melhor para salvar vidas".
O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa Oliveira, destacou os cenários semelhantes causados pela doença. “Pinheiral é um município menor, mas os problemas se igualam aos de Barra Mansa. Nós tivemos um avanço bem significativo na vacinação e intensificamos a fiscalização em bares durante a noite. Eu tenho uma expectativa de que a sociedade se envolva mais, porque o poder público sozinho não consegue”.
'SUPERFERIADO' - A medida, definida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, institui como feriados os dias 26 e 31 de março e 1º de abril. O feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, passa para 29 de março. Já o feriado de São Jorge, em 23 de abril, fica antecipado para 30 de março.
O 'superferiado' não se aplica a unidades de saúde, segurança pública, assistência social e serviço funerário, além de outras definidas como essenciais, incluindo igrejas, e atividades que se desenrolam de forma exclusivamente remota.
Os municípios têm autonomia para decretar medidas restritivas de acordo com cada cidade. Em caso de conflito de normas estaduais e municipais, prevalece a mais restritiva.

Municípios buscam alinhar decretos em uma reunião para definir ações e posturas para evitar aglomeração e expansão da contaminação do...