top of page

MULHER É VÍTIMA DE FEMINICÍDIO NO ESTADO DO RJ A CADA 5 HORAS

Só no ano passado, 71 mulheres foram mortas em decorrência deste tipo de crime Foto: Ascom-RJ A 14ª edição do Dossiê Mulher, levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), apresenta um dado alarmante: a cada cinco dias, uma mulher é vítima de feminicídio no Rio de Janeiro. As informações completas foram divulgadas na manhã desta terça-feira (30/04). De acordo com o estudo, só no ano passado, 71 mulheres foram mortas em decorrência deste tipo de crime. Os dados devem ser motivo de debate durante a Audiência Pública, às 19h, na Câmara Municipal de Volta Redonda. O evento acontece em parceria do Legislativo Municipal com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), essa será a primeira audiência do ano para essa discussão e contará com a presença da secretária da pasta, Dayse Penna. Durante a audiência, será apresentada a campanha “Em briga de marido e mulher, como meter a colher”, e haverá oportunidade para debater políticas públicas e dados do município em relação ao enfrentamento da violência. – Os números são muito significativos e bem alarmantes. Observamos, aqui no ISP, que tem sido uma constância os casos de feminicídio, que são os crimes cometidos pelo simples fato da vítima ser mulher. Além disso, outro ponto grave é que cerca de 60% destes crimes ocorrem dentro da casa da vítima – afirmou a presidente do ISP, Adriana Pereira Mendes.

Ainda de acordo com o documento, em 2018 foram 350 casos de homicídio doloso, sendo que 120 vítimas foram mortas dentro de suas casas, o que representa que o criminoso faz parte do âmbito familiar da vítima. A presidente do instituto enfatiza que o feminicídio é uma qualificadora para o crime de homicídio.

– O feminicídio ocorre quando a vítima é morta pelo simples fato de ser mulher. Por ser uma qualificadora, existe a possibilidade do aumento da pena – disse Adriana, que ainda lembrou que as maiores vítimas dos crimes patrimoniais, lesão corporal dolosa e ameaça são as mulheres.

MULHER É VÍTIMA DE FEMINICÍDIO NO ESTADO DO RJ A CADA 5 HORAS

Só no ano passado, 71 mulheres foram mortas em decorrência deste tipo de crime Foto: Ascom-RJ A 14ª edição do Dossiê Mulher, levantamento...

bottom of page