A notícia de sua comunidade
"A imprensa deve servir aos governados, não aos governantes” Trecho da decisão da Suprema Corte dos EUA ao absolver os jornais que divulgaram documentos secretos
MEC PUBLICA CALENDÁRIO 2026 DO PÉ-DE-MEIA; VALOR ANUAL PODE CHEGAR A R$ 3 MIL POR ESTUDANTE
Apesar da reorganização do cronograma, o número de parcelas permanece o mesmo Foto: Divulgação/MEC O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no ensino médio público e inscritos no CadÚnico. O Ministério da Educação publicou na quinta-feira (19/02) a Portaria nº 169/2026, que estabelece o calendário de pagamentos do programa Pé-de-Meia para o próximo ano. A principal novidade é a ampliação das datas para envio de dados pelas redes de ensino, totalizando 15 janelas ao longo de 2026, a fim de adequar o programa aos diferentes calendários escolares do país. Apesar da reorganização do cronograma, o número de parcelas permanece o mesmo. Estudantes do ensino médio regular poderão receber até nove parcelas anuais de R$ 200 pela frequência mínima de 80%, além de uma parcela pela matrícula, outra pela aprovação ao fim do ano letivo e um bônus de R$ 200 para quem participar dos dois dias do Enem. Somados todos os incentivos, o valor total pode chegar a R$ 3 mil por aluno ao longo do ano. No caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o estudante pode receber até quatro parcelas por semestre pela frequência, além dos pagamentos vinculados à matrícula e à conclusão. O calendário prevê pagamentos entre março de 2026 e março de 2027, incluindo janelas residuais para correções de dados. A parcela de matrícula será paga entre 23 e 30 de março. Já os valores referentes à aprovação e à participação no Enem serão depositados entre fevereiro e março de 2027. O programa segue destinado a estudantes do ensino médio público inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Em 2026, serão considerados os cadastros atualizados até 7 de agosto, desde que a renda familiar seja de até meio salário mínimo por pessoa. A elegibilidade, uma vez confirmada, permanece válida até o encerramento do calendário anual. Outra mudança prevista na portaria é que o prazo de matrícula — até dois meses após o início das aulas — passa a ser exigido apenas para o recebimento da parcela específica de matrícula. Mesmo que o aluno perca esse benefício, poderá receber os valores referentes à frequência e à aprovação, desde que cumpra os critérios estabelecidos. Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia funciona como uma poupança estudantil com o objetivo de incentivar a permanência e a conclusão do ensino médio, além de reduzir desigualdades e ampliar oportunidades para jovens de baixa renda.

Apesar da reorganização do cronograma, o número de parcelas permanece o mesmo Foto: Divulgação/MEC O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no ensino médio público e inscritos no CadÚnico. O Ministério da Educação publicou na quinta-feira (19/02) a Portaria nº 169/2026, que estabelece o calendário de pagamentos do programa Pé-de-Meia para o próximo ano. A principal novidade é a ampliação das datas para envio de dados pelas redes de...

