A notícia de sua comunidade
"A imprensa deve servir aos governados, não aos governantes” Trecho da decisão da Suprema Corte dos EUA ao absolver os jornais que divulgaram documentos secretos
KATIA MIKI INAUGURA PRIMEIRA UBS PET E MARCA AVANÇO NA CAUSA ANIMAL
Unidade, batizada como “UBS Animal Lúcio Mansur Elias”, homenageia um dos pioneiros na defesa dos direitos dos animais em Barra do Piraí Foto: Divulgação/Secom-PMVR A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, inaugurou, na manhã desta terça-feira (31/03), a primeira Unidade Básica de Saúde Animal (UBS Pet) da história do município, além da nova sede da Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal. A entrega é considerada um marco para a causa animal na cidade e simboliza um novo momento na formulação de políticas públicas voltadas à proteção e ao cuidado com os animais. A unidade, batizada como “UBS Animal Lúcio Mansur Elias”, homenageia um dos pioneiros na defesa dos direitos dos animais em Barra do Piraí. A denominação foi oficializada por meio de lei de autoria do vereador Pedrinho ADL, reconhecendo o legado deixado pelo ativista no município. Com estrutura completa, o novo equipamento público conta com sala de cirurgia, consultórios, sala de acolhimento, espaço para soroterapia, além de áreas administrativas e de atendimento. A proposta é garantir um serviço veterinário gratuito, humanizado e com respaldo técnico, voltado tanto para os animais quanto para seus tutores. A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, celebrou a entrega e destacou o compromisso assumido com a causa animal desde o período de campanha. “Estou muito feliz em viver esse momento. Lá atrás, ainda na campanha, assumimos o compromisso de cuidar da causa animal em Barra do Piraí, e desde o início do mandato trabalhamos para transformar isso em uma política pública sólida e permanente. Buscamos construir uma atuação humanizada, com responsabilidade e amor, escolhendo uma equipe preparada e comprometida com essa missão. Também adotamos uma política de tolerância zero contra maus-tratos, com apoio das forças de segurança. Seguiremos avançando, ampliando ações e garantindo mais dignidade e cuidado para os animais do nosso município”, afirmou. A secretária municipal do Bem-Estar Animal, Luciene Maria, destacou o avanço da política pública desde o início dos atendimentos, em outubro de 2025, ressaltando os desafios enfrentados e o empenho da equipe. Segundo ela, a inauguração representa a consolidação de um trabalho construído com dedicação e compromisso com a vida animal. Representantes da causa animal no município também participaram do evento e destacaram a importância da conquista. A protetora Cláudia Gomes relembrou as dificuldades enfrentadas em gestões anteriores e comemorou o apoio institucional atual, que tem possibilitado avanços concretos na área. O vereador Pedrinho ADL enfatizou o simbolismo da unidade, não apenas como equipamento público, mas também como espaço de memória e reconhecimento. Já o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara, Macrei Júnior, ressaltou o papel da gestão municipal na valorização da causa e no fortalecimento das políticas voltadas ao setor. Os números apresentados pela secretaria reforçam o impacto das ações já desenvolvidas. Desde o início das atividades, foram registrados mais de 1,2 mil atendimentos veterinários, além de mais de 2,3 mil procedimentos de castração e dezenas de cirurgias e exames realizados gratuitamente. Presente na inauguração, o deputado federal Marcelo Queiroz destacou a relevância de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal como indicador de desenvolvimento social. Ele também reafirmou o compromisso de seguir apoiando iniciativas que fortaleçam o setor no município. Encerrando a inauguração, a prefeita também destacou o avanço estrutural da unidade, especialmente na área cirúrgica. “A nossa sala de cirurgia já está pronta, totalmente equipada com aparelhos profissionais e qualificados, garantindo toda a estrutura necessária para atendimentos seguros e de qualidade. Em breve, iniciaremos a realização dos procedimentos cirúrgicos aqui mesmo na UBS Pet, ampliando significativamente a nossa capacidade de cuidado e oferecendo um serviço ainda mais completo à população”, finalizou Katia Miki. A inauguração contou ainda com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida, além de vereadores e outras autoridades municipais.

Unidade, batizada como “UBS Animal Lúcio Mansur Elias”, homenageia um dos pioneiros na defesa dos direitos dos animais em Barra do Piraí Foto: Divulgação/Secom-PMVR A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, inaugurou, na manhã desta terça-feira (31/03), a primeira Unidade Básica de Saúde Animal (UBS Pet) da história do município, além da nova sede da Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal. A entrega é considerada um marco para a causa animal na cidade e simboliza um novo momento na...

