A notícia de sua comunidade
"A imprensa deve servir aos governados, não aos governantes” Trecho da decisão da Suprema Corte dos EUA ao absolver os jornais que divulgaram documentos secretos
CELSO PANSERA RECEBE HOMENAGEM EM VR E RELEMBRA EXPANSÃO DO ENSINO TÉCNICO NA FAETEC
Ex-ministro destacou a expansão da unidade local em 2012, que passou a oferecer Ensino Médio integrado ao técnico; vereador do PT propôs a moção Foto: Gazeta dos Bairros Professor Celso Pansera (entre o presidente Neném e o segundo-secretário, Cacau da Padaria), recebeu homenagem. O ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e ex-presidente da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro), professor Celso Pansera, recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Volta Redonda na última terça-feira (19). A homenagem foi proposta pelo vereador Raon Cassim Maia Ferreira, do PT, em reconhecimento à trajetória do educador e gestor público à frente de políticas de educação, ciência e inovação no Brasil. Durante a sessão, Pansera relembrou com orgulho um dos marcos de sua gestão à frente da Faetec, cargo que ocupou por sete anos: a ampliação da unidade de Volta Redonda, no bairro Volta Grande II, realizada em 2012. — Uma das obras que mais me orgulha foi quando nós ampliamos a Faetec aqui de Volta Redonda, incluindo o Ensino Médio, o Ensino Técnico concomitante e também o curso de Ensino Tecnológico. Foi em 2012, um momento muito bom — afirmou o ex-ministro, ao discursar para os vereadores presentes. A expansão da unidade local representou um salto na oferta de educação profissional na região Sul Fluminense, permitindo que jovens cursassem o Ensino Médio integrado à formação técnica gratuitamente, sem precisar se deslocar para a capital. Pansera também recordou outras contribuições à cidade já como ministro. Em 2015, ele esteve na CSN para assinar um contrato de financiamento de R$ 170 milhões, destinado à modernização dos aços produzidos pela siderúrgica. Mais recentemente, na presidência da Finep — chamada por ele de "o BNDES da Ciência" —, assinou novo contrato de cerca de R$ 70 milhões, com juros baixos, para uma linha de pesquisa e melhoria da produção da empresa. — De uma forma ou de outra, eu tenho uma relação aqui de gostar da cidade e também de ter prestado alguns serviços — disse o homenageado. Graduado em Letras pela UERJ e pós-graduado em Supervisão Escolar, Pansera construiu sua trajetória pública a partir do movimento estudantil, tendo sido secretário-geral da UNE entre 1989 e 1991. Depois, foi deputado federal e, em 2015, assumiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também presidiu o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá e a Companhia de Desenvolvimento do município.

Ex-ministro destacou a expansão da unidade local em 2012, que passou a oferecer Ensino Médio integrado ao técnico; vereador do PT propôs a moção Foto: Gazeta dos Bairros Professor Celso Pansera (entre o presidente Neném e o segundo-secretário, Cacau da Padaria), recebeu homenagem. O ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e ex-presidente da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro), professor Celso Pansera, recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal...

