A notícia de sua comunidade
"A imprensa deve servir aos governados, não aos governantes” Trecho da decisão da Suprema Corte dos EUA ao absolver os jornais que divulgaram documentos secretos
BARRA DO PIRAÍ CELEBRA 136 ANOS COM DESFILE CÍVICO, CULTO ECUMÊNICO E BOLO DE SEIS METROS
Programação reuniu autoridades, estudantes e moradores em uma manhã de tradição, fé e celebração no Centro da cidade Foto: Divulgação/Secom-PMBP O vendedor Augusto Reis fez questão de sair de casa cedo nesta terça-feira (10/03), feriado em Barra do Piraí, para acompanhar de perto as comemorações pelos 136 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Ele participou de toda a programação da manhã, desde o momento cívico com o hasteamento das bandeiras até o tradicional desfile, acompanhando também as atividades realizadas na Praça Nilo Peçanha e permanecendo no local até o corte do bolo. Ao assistir às apresentações, Augusto contou que o momento trouxe lembranças da própria infância. “Quando eu era criança, sempre desfilava. Ver o desfile hoje me deu uma saudade daquela época. É muito bom ver essa tradição sendo mantida”, disse. As atividades começaram com o hasteamento das bandeiras, acompanhado da execução do Hino Nacional e do Hino de Barra do Piraí. O momento cívico contou com a participação da prefeita Katia Miki, do presidente da Câmara Municipal, Rafael Couto, e do tenente Silva, representando o 10º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento e pela segurança no município. Foto: Divulgação/Secom-PMBP Em seguida, a Rua Governador Portela foi tomada pelo público para acompanhar o tradicional desfile cívico, que reuniu escolas das redes pública e privada, bandas independentes, entidades do município, secretarias municipais e representantes das forças de segurança. A prefeita Katia Miki destacou a importância da data e da participação da população nas comemorações. “Barra do Piraí é uma cidade construída por pessoas trabalhadoras e que têm muito orgulho da sua história. Hoje celebramos mais um aniversário com a participação da nossa população, das escolas, das instituições e de todos que ajudam a construir a cidade todos os dias. Tenho muita fé de que vamos continuar avançando e fazendo de Barra do Piraí uma das melhores cidades do estado do Rio de Janeiro”, afirmou. O vice-prefeito Cristiano Almeida ressaltou o significado da celebração para os barrenses. “É um dia de celebração e de orgulho para todos nós. Ver a população reunida, as escolas participando e as instituições presentes mostra o quanto Barra do Piraí valoriza a sua história e suas tradições,” disse Cristiano. Já o presidente da Câmara Municipal, Rafael Couto, destacou a importância de manter viva a tradição do desfile cívico. “O desfile é uma tradição muito bonita da nossa cidade e ver a participação das escolas, das entidades e das famílias mostra o quanto Barra do Piraí tem orgulho da sua história.” Entre as apresentações que chamaram a atenção do público esteve a participação do Jardim de Infância Ismael, que desfilou pela primeira vez com uma fanfarra. A iniciativa contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Histórico e Cultural (IDEHC), que colaborou com os instrumentos utilizados pelas crianças. Segundo o presidente do instituto, Francisco Gonçalves, a parceria faz parte de um trabalho voluntário desenvolvido pela instituição. “É uma iniciativa de voluntariado que o IDEHC se propõe a fazer. Trabalhamos com projetos ligados ao resgate histórico e também com atividades culturais e sociais. Em conversa com a direção da escola, conseguimos construir essa parceria para que as crianças participassem do desfile com a fanfarra.” A equipe da escola destacou que o momento representou a realização de um sonho antigo da comunidade escolar. “São 20 anos esperando por essa fanfarra. Depois de muitas dificuldades, conseguimos montar o grupo com a ajuda de parceiros e com o apoio da comunidade. As crianças estavam muito animadas para esse momento”, disse Rita, diretora do Jardim de Infância Ismael. Entre o público que acompanhava o desfile estava também a técnica em enfermagem Suellen Vargas, moradora do bairro Oficinas Velhas, que levou a filha Yasmin, de 8 anos, para assistir às apresentações. “Está tudo muito bonito e bem organizado. Minha filha estava ansiosa pelo desfile e ficou muito feliz de ver tudo acontecendo. A Secretaria de Cultura está de parabéns pela organização”, comentou. Outra participante das atividades foi Josefa Reis, moradora do bairro Caixa d’Água Velha e integrante do Projeto Melhor Idade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Ela destacou que participar do grupo de convivência transformou sua rotina. “Depois que entrei para o grupo da Melhor Idade, minha vida mudou muito. Hoje eu saio mais, faço exercícios, fiz novas amizades. Minha vida melhorou muito. Fiz questão de participar do desfile para mostrar como é bom fazer parte desse projeto e também para desejar feliz aniversário para a nossa cidade, que eu amo.” Após o desfile, a programação seguiu na Praça Nilo Peçanha com um culto ecumênico, reunindo representantes de diferentes tradições religiosas em um momento de fé e reflexão. Participaram da celebração o padre Carlos Alberto Junior, o pastor Marcelo Ribas e Mãe Ione Santos, que levaram mensagens de paz, união e bênçãos para o município. Logo depois, autoridades e moradores se reuniram para cantar o tradicional “Parabéns para você” e acompanhar o corte de um bolo de seis metros, preparado especialmente para a ocasião e doado pela Casa do Arroz. Entre os moradores que aproveitaram o momento estava a aposentada Sueli Almeida, moradora do bairro Química, que foi uma das primeiras pessoas a receber um pedaço do bolo. “Eu participei desde cedo, no hasteamento da bandeira, acompanhei o desfile e achei tudo muito bonito. É muito bom ver várias gerações reunidas, alunos, pessoas das secretarias e também das forças de segurança. E o bolo está uma delícia. Foi muito gostoso participar desse momento”, contou. Encerrando a programação da manhã, a prefeita Katia Miki destacou a alegria de ver a população participando das comemorações. “Foi uma manhã muito bonita, com a participação da nossa população, das escolas, das instituições e de tantas pessoas que têm orgulho de Barra do Piraí. Quem faz essa cidade crescer é a nossa gente, e é por isso que esse aniversário também é uma homenagem a cada barrense. Todos estão de parabéns.” As comemorações continuaramm ao longo do dia com programação musical na Praça Nilo Peçanha. O público pôde acompanhar o show do Pagode do Júnior. Em seguida, subiu ao palco o grupo OF Samba, e encerrando a noite de celebrações, quem se apresentou foi o cantor Dilsinho.

Programação reuniu autoridades, estudantes e moradores em uma manhã de tradição, fé e celebração no Centro da cidade Foto: Divulgação/Secom-PMBP O vendedor Augusto Reis fez questão de sair de casa cedo nesta terça-feira (10/03), feriado em Barra do Piraí, para acompanhar de perto as comemorações pelos 136 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Ele participou de toda a programação da manhã, desde o momento cívico com o hasteamento das bandeiras até o tradicional desfile,...

