A notícia de sua comunidade
"A imprensa deve servir aos governados, não aos governantes” Trecho da decisão da Suprema Corte dos EUA ao absolver os jornais que divulgaram documentos secretos
BARRA DO PIRAÍ APOSTA EM NOVA LICITAÇÃO PARA SUPERAR DÉCADAS DE TRANSPORTE PRECÁRIO
Em meio ao imbróglio envolvendo decisão contrária à presente licitação, município reforça legalidade e transparência na contratação Foto: Divulgação/Secom-PMBP Décadas de ônibus quebrados, atrasos constantes e frota degradada colocaram o transporte público municipal entre as maiores insatisfações dos moradores de Barra do Piraí. A busca por um serviço digno, seguro e eficiente move a atual gestão municipal a defender um novo contrato de concessão — agora sob questionamento do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A mais recente tentativa de solução para o problema remonta a 2024, quando a administração anterior firmou um contrato emergencial com a empresa Bamonte. Segundo uma nota divulgada nesta sexta-feira (22/05), a prefeita Katia Miki, afirma que a medida não surtiu efeito: os ônibus continuaram circulando em condições precárias, com falhas mecânicas recorrentes e riscos à segurança dos passageiros. Ao assumir o governo, Katia Miki anunciou a reestruturação do setor como prioridade. Em janeiro deste ano, a Prefeitura conduziu um novo processo licitatório, do qual participaram as empresas Bamonte e Transfavro. A segunda foi desclassificada por não apresentar toda a documentação exigida no edital. A Bamonte cumpriu os requisitos e foi contratada para operar o serviço. "Nosso único objetivo sempre foi e será garantir o funcionamento do transporte público e buscar melhorias concretas para a população, dentro da legalidade e moralidade", afirmou a prefeita. Como primeiro sinal de mudança, a empresa entregou dez ônibus zero-quilômetro, todos climatizados e equipados com recursos de acessibilidade — uma imagem que a gestão municipal usa como evidência concreta de avanço. O procurador-geral do município, Marcelo Basbus Mourão, defende que o processo seguiu integralmente a Lei Federal nº 14.133, que regulamenta licitações e contratações públicas. "Todas as decisões foram devidamente fundamentadas em critérios técnicos, jurídicos e administrativos, sempre com foco na proteção do interesse público", destacou. O contrato, no entanto, enfrenta contestação. O Ministério Público estadual se manifestou de forma contrária à licitação, e a Prefeitura recorre da decisão judicial. A administração municipal afirma que todo o processo foi gravado, registrado e conduzido com transparência, e que segue à disposição dos órgãos de controle para prestar esclarecimentos. Enquanto a disputa jurídica se desenrola, os moradores de Barra do Piraí aguardam o que décadas de promessas ainda não entregaram: um transporte público que funcione.

Em meio ao imbróglio envolvendo decisão contrária à presente licitação, município reforça legalidade e transparência na contratação Foto: Divulgação/Secom-PMBP Décadas de ônibus quebrados, atrasos constantes e frota degradada colocaram o transporte público municipal entre as maiores insatisfações dos moradores de Barra do Piraí. A busca por um serviço digno, seguro e eficiente move a atual gestão municipal a defender um novo contrato de concessão — agora sob questionamento do Ministério...

