top of page

ABRASEL PEDE A LULA VOLTA DO HORÁRIO DE VERÃO

A retomada do horário de verão no Brasil , descontinuado em 2019 pelo governo federal, voltou a ser discutida por vários setores da sociedade nos últimos meses. O debate foi estimulado pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva , em uma enquete nas redes sociais no começo deste ano. Na ocasião, a maioria dos respondentes se manifestou favorável à volta do horário de verão, mas o clamor popular não encontra apoio na área técnica do Ministério das Minas e Energia, que argumenta que não há risco iminente de crise hídrica e energética, um dos argumentos que motivou a implementação da medida em parte do país, em 1985. No entanto, como salienta a Abrasel , este não é o único fator que deveria ser levado em consideração. A mudança no horário também traria impactos positivos na economia por movimentar estimular o consumo em lojas, bares e restaurantes, por exemplo. “O retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias, o que favorece o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de um modo geral. Além disso, seria favorável para todo o país, afinal contribui para a economia de energia e reduz custos operacionais nas empresas, mesmo que não estejamos no momento com risco de desabastecimento”, afirma Paulo Solmucci , presidente da Abrasel. Adotado com sucesso em outras partes do mundo como na União Europeia e nos Estados Unidos, o horário de verão também traria à população brasileira uma sinalização clara da necessidade de economizar energia e repensar hábitos, aspecto importante para as gerações futuras. “O pessoal técnico tem uma visão muito focada, que não considera os benefícios que a mudança traz para a sociedade como um todo. Por isso temos a certeza de que a questão será mais bem avaliada pelo governo, levando em conta os aspectos positivos, ambientais, sociais e econômicos, que a mudança traz aos estados em que é adotado o horário de verão”, finaliza Solmucci. Ainda segundo o presidente da Abrasel, com o “ganho” de duas horas a mais de movimento, há estimativa de que os bares e restaurantes tenham um aumento de 10% a 15% no faturamento, uma vez que o horário de verão provoca uma mudança no comportamento do consumidor, de forma que os setores do turismo e comércio sejam mais beneficiados.

ABRASEL PEDE A LULA VOLTA DO HORÁRIO DE VERÃO

A retomada do horário de verão no Brasil, descontinuado em 2019 pelo governo federal, voltou a ser discutida por vários setores da...

R. Equador - Vila Americana, Volta Redonda - RJ, 27212-030, Brasil

Razão Social: Osmar Neves de Souza CNPJ:26.114.800/0001-27

Osmar Assessoria, Comunicação, Publicidade e Propaganda

Diretor, Editor e Jornalista Responsável: Osmar Neves Mtb-RJ 28.592

As opiniões nos artigos publicados por colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Gazeta dos Bairros.

Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização do autor.

  • facebook
® Copyright

©2018 by Gazeta dos Bairros - Volta Redonda. Produzido e criado com Wix.com

bottom of page