WANUBIA DE CARVALHO RETORNA AO CENÁRIO POLÍTICO
Foto: Divulgação
A ex-deputada estadual Wanubia de Carvalho (MDB) retorna ao cenário político no município de Volta Redonda, para a disputa de uma das 21 vagas na Câmara Municipal, na próximas eleições de outubro. Com formação universitária em Direito e Relações Públicas, ela busca retomar as ações práticas voltadas para as questões sociais, tais como o atendimento às pessoas com deficiência, pessoas em situação de vulnerabilidade, e ao combate à violência de gênero e violência contra crianças e adolescentes.
O que a leva a buscar um retorno à vida pública e política?
R- A necessidade de todos nós (pessoas com deficiência) termos um representante legítimo na câmara municipal. Alguém que conheça verdadeiramente nossas necessidades e anseios. E também alguém comprometido com a defesa da mulher, do idoso, da criança e dos animais!
Quais são os principais problemas, em sua opinião, que ainda existem para as pessoas com deficiência em Volta Redonda?
R- Com certeza já avançamos muito, mas ainda precisamos melhorar o transporte adaptado, as calçadas, a remoção de barreiras arquitetônicas e adaptação de prédios públicos e privados, escola de treinamento de cão guia, fornecimento de próteses, órtese e cadeira de rodas a todos que precisarem, além de instalação semáforos sonoros.
Esses são apenas alguns exemplos de avanços que ainda necessitamos.
Na questão de gênero, o que você tem observado ao longo dos anos, que possa ter uma ação mais efetiva por parte do Poder Público?
R- Desde quando criei a Casa da Mulher o atendimento a mulher em Volta Redonda vem sendo ampliado, no atual governo, essa questão tem sido tratada com muita dignidade. Entendo que a nossa necessidade é a fiscalização eficaz da aplicação das leis que já temos em vigor e também aprimorá-las.
Quais são os desafios que você se propõe a lutar e vencer na questão da violência contra a mulher?
R- É muito importante encorajar as pessoas, principalmente as mulheres, a denunciar e aplicar com severidade leis mais punitivas, afim de coibir esse tipo de atitude repulsiva.
Na questão da infância e adolescência, o que te incomoda e a faz tentar buscar, por meio de ações concretas, a reduzir a violência física e sexual dessa camada da sociedade?
R- em parte da infância e adolescência é repugnante o abandono, o descaso, maus tratos que muitas das vezes vem da própria família. Temos que tratar esse assunto com muita atenção, buscando o contexto que ele vive. Acredito na educação em tempo integral, como forma de cuidar, proteger e preparar essas crianças.
Comments