VR TEM MAIS DE 20 MIL PESSOAS NO CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL
- Osmar Neves Souza
- 1 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Foto: Divulgação/Secom-PMVR

Volta Redonda possui 21.707 beneficiários do Programa Auxílio Brasil, criado pelo Governo Federal para substituir o Bolsa Família. Os dados são da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), responsável pelo atendimento às famílias no município. O benefício serve como renda complementar para famílias de baixa renda e que vivem em situação de vulnerabilidade.
O mapeamento dessas famílias foi feito após o recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada de diversos programas dos governos Federal, estadual ou municipal. Ele é a principal fonte de registro sobre a situação das famílias de baixa renda do Brasil, sendo operacionalizado pelos municípios de forma gratuita para a população.
Dentre os serviços ofertados, destacam-se a inclusão e atualização cadastral, orientação sobre os benefícios do Cadastro Único, emissão de folha resumo, de carteirinha do idoso, consulta no sistema de pagamento do Programa Auxílio Brasil, entre outros.
Entre os benefícios concedidos às famílias que ganham até três salários mínimos no total da renda familiar, ou até meio salário mínimo por cada uma das pessoas, estão: Auxílio Brasil, Casa Verde e Amarela, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); Carteira do Idoso; BPC/LOAS; Telefone Popular; Id Jovem; Tarifa Social de Energia Elétrica; isenção de taxas em concursos públicos, Segurança Alimentar; e contribuição para o INSS (baixa renda).
Dados
Em Volta Redonda o Cadastro Único é ofertado de forma online, diretamente no Sistema da Caixa Econômica, o que faz o atendimento às famílias serem mais dinâmicos e com menor possibilidade de erro.
Mais de 36.915 famílias estão inscritas no CadÚnico, sendo que 21.707 delas são beneficiárias do Programa Auxílio Brasil. Para o idoso, o Cadastro Único aponta que já foram entregues mais de 2.341 carteirinhas no ano de 2022.
Commentaires