top of page

VOLTA REDONDA CONTA COM MULHERES DESEMPENHANDO TRABALHO COM EXCELÊNCIA E RESPONSABILIDADE

Prefeitura conta com 69% de funcionárias, inclusive ocupando cargos do alto escalão do Poder Público

Foto: Cris Oliveira/Secom-PMVR

Poliana Gama assumiu o desafio de ser a primeira mulher à frente da SMI e recuperar a cidade

Uma cidade movida por mulheres. Assim pode ser definida Volta Redonda. Isto porque dos mais de 11 mil funcionários, 8.116 (69%) são mulheres – entre estagiárias, cargos comissionados, contratos e servidores com vínculo empregatício. A presença delas é tão intensa no governo municipal, que muitas estão em cargos do alto escalão do Poder Público, como o de titulares de secretarias: Educação, Infraestrutura e Saúde.

A mais recente a ocupar um cargo de titular no governo municipal é a secretária de Infraestrutura, Poliana Gama. Trabalhando em um ambiente tradicionalmente formado em sua maioria por homens, a engenheira falou sobre os desafios do dia a dia.

Hoje, temos cerca de 90% do quadro de funcionários formados por homens, mas temos mulheres na capina, varrição, na administração e uma como encarregada de obra. E diferente do que muitas pessoas podem pensar, existe um respeito muito grandes deles conosco. Os meninos nos apoiam bastante. Existe um espírito de parceria mesmo”, garantiu Poliana.

A secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, a Tetê, destacou que as mulheres escreveram e continuam escrevendo sua história de luta pela igualdade de direitos, tanto na vida profissional quanto familiar.

"Muitos são os exemplos de mulheres que realizaram trabalhos marcantes nas diversas áreas e setores profissionais. Na Educação, não poderia deixar de mencionar a pedagoga e psicóloga Emilia Ferreiro, cujo trabalho revolucionou a alfabetização e inspirou grandemente a educação brasileira, inclusive na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais; outra grande educadora é a criadora da Fundação para o Livro do Cego no Brasil; a professora cega Dorina Nowillque teve participação excepcional em relação ao atendimento educacional aos cegos e a inserção destes no mercado de trabalho; finalmente, destaco a educadora, médica e pedagoga italiana Maria Montessori, que acreditava na autoeducação e criou o Método Montessori, utilizado mundialmente nas escolas públicas e privadas", disse, parabenizando as mulheres que se esforçam para realizar seus sonhos "com garra, encanto e determinação".

A secretária municipal de Esporte e Lazer (Smel), Rose Vilela, comentou que o ambiente esportivo onde está inserida sempre foi dominado pelos homens, tanto na gestão quanto na prática esportiva.

"Tenho a grata satisfação de ter participado de um processo que ainda está acontecendo e que é a participação da mulher, tanto na gestão quanto na prática esportiva. Na época em que assumi a secretaria pela primeira vez, eram apenas duas mulheres como secretárias executivas de Esporte em todo o Brasil: Volta Redonda e São Paulo. Então assisti ao crescimento e valorização das mulheres no esporte. Aos poucos, a gente vem ganhando espaço no mundo esportivo, mas há muito a se fazer ainda", avaliou.

Já a secretária de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, lembrou os desafios enfrentados por elas ao longo dos anos, e como é fazer parte de uma pasta formada por mulheres que cuidam de outras. Ela destacou o termo sororidade, que fala sobre o comportamento de não julgar outras mulheres e ouvir com respeito suas reivindicações.

"Diante de uma sociedade que se acostumou a ter a mulher como a cuidadora, ainda mais com a realidade da pandemia, queremos estar ao lado dessa mulher para que ela não sofra sozinha. Ser companheira da mulher é primeiro estender a mão para depois ajudar a sair daquela situação de miséria, de violência e mostrar que existem saídas, que passam pela união de todas as mulheres", ressaltou.

O prefeito Antônio Francisco Neto (DEM) destacou a confiança que possui nas mulheres que compõem o governo e frisou que "lugar de mulher é onde ela quiser".

O que para muitos é questão de slogan, em Volta Redonda é realidade: lugar de mulher é onde ela quiser. Contamos com um time campeão, em que elas, sem dúvidas, são partes fundamentais da engrenagem do nosso governo”, finalizou.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page