top of page

VOLTA REDONDA SEDIA XXIII ENCONTRO DE FOLIAS DE REIS

Evento será realizado na Ilha São João, das 10h às 22h, com apresentações de 17 grupos do município

Foto de arquivo - Cris Oliveira/Secom-PMVR

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), promove no próximo sábado(14/01) o XXIII Encontro de Folia de Reis. O evento, aberto ao público, vai acontecer na Ilha São João, das 10h às 22h, com apresentações de 17 Jornadas de Folias de Reis do município, que foram habilitadas por meio de chamamento público.

O secretário municipal de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, mencionou que o encontro anual de Folia de Reis foi instituído no calendário oficial do município, através da Lei Municipal 5.952.

Nosso objetivo é incentivar e apoiar as manifestações da cultura popular da cidade. O Encontro das Folias de Reis é uma tradição que merece todo respeito e atenção por parte do nosso governo”, disse o secretário.


Confira a ordem completa das apresentações:

10h - Jornada Unida Divina Luz 10h40 - Jornada Sagrada Família de Volta Redonda 11h20 - Jornada Estrela Guia do Oriente 12h - Jornada Estrela Nova Geração 12h40 - Jornada Estrela Divina do Oriente 13h20 - Jornada da Paz 14h - Estrela Brilha Farol Mineiro 14h40 - Jornada Jesus, José e Maria 15h20 - Jornada Divina Estrela 16h - Jornada Estrela Sagrada do Retiro 16h40 - Jornada Cristo Vive 17h20 - Jesus Menino 18h - Jornada da União 18h40 - Jornada Estrela Sagrada 19h20 - Jornada Sagrada Estrela do Oriente 20h - Jornada Estrela Guia 20h40 - Jornada Lua Nova


TRADIÇÃO E SINCRETISMO RELIGIOSO MARCAM APRESENTAÇÕES DAS FOLIAS DE REIS

Daniela Diana


A Folia de reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país. O Reisado possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos três Reis Magos).

No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

A origem da Folia de reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX.

A Folia de reis é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.

A celebração dura 12 dias e vai desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém.

No momento em que os Reis Magos avistaram no céu a Estrela de Belém, eles foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.

Por trás dos presentes levados havia uma simbologia:

Ouro: representava a realeza

Incenso: representava a divindade ou a fé

Mirra: representava a imortalidade

DIA DE REIS - O Dia de reis é celebrado em 6 de janeiro, pois foi nesse dia que os Reis Magos conheceram Jesus.

Esse dia assinala também a data na qual as árvores, os presépios, os adornos e as decorações natalinas são retirados pelas famílias que decoram suas casas para as festas de fim de ano. É comum os grupos de Folia de reis, também chamados de Companhias de reis, visitarem as casas de sua região nesse dia, tocando músicas e dançando para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três Reis Magos.

Em troca, os moradores das casas visitadas oferecem comidas e prendas.

CARACTERÍSTICAS - Um grupo de Folia de reis é formado por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três Reis Magos, os palhaços, os alfeires e os foliões.

Além disso, durante a Folia de Reis é possível assistir aos desfiles dos grupos dedicados ao festejo pelas ruas.

Os integrantes dos grupos usam fantasias coloridas, dançam e tocam músicas típicas com diversos instrumentos (como, por exemplo, violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas, etc.).

Todo grupo tem a sua própria bandeira ou estandarte.

Muitos dos grupos de Reisado fazem apresentações teatrais recitando versos. Após o desfile, uma missa temática costuma ser celebrada.

Vale ressaltar que, em alguns locais, os grupos de Folia de reis são chamados de “Ternos de reis”.

Durante o dia, diversas barracas com comidas, bebidas, jogos e lembranças enchem as cidades que festejam essa tradição.

As comemorações são realizadas de acordo com as tradições e particularidades de cada região do país. Ou seja, comidas típicas, músicas, brincadeiras e danças variam consoante o local onde ocorre o festejo.

CURIOSIDADES - Na Espanha, a “Festa de reis” possui grande importância religiosa, sendo mais festejada que o Natal. Os presentes, inclusive, são trocados nesse dia. Na Itália, a Folia de reis é conhecida como “Befana” e, segundo a tradição, os presentes são oferecidos às crianças por uma bruxa boa.

Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.


Autora: Diana, DANIELA. Título original: ‘Folia de Reis’. Site: Toda Matéria, 2022. Disponível em https://www.todamateria.com.br/folia-de-reis/. Acesso em: 22 de dezembro de 2022.


Daniela Diana é licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page