top of page

VOLTA REDONDA E BARRA MANSA RECEBEM MAIS DOSES DA VACINA CONTRA NOVO CORONAVÍRUS

Nova remessa chegou aos municípios na quinta-feira, e será destinada aos idosos e profissionais de saúde

Fotos: Divulgação Secom-PMVR e CCS-PMBM

As prefeitura de Volta Redonda e Barra Mansa, por meio das secretarias de Saúde, receberam uma nova remessa de vacinas contra o Novo coronavírus (Covid-19) na quinta-feira (11/02). A cidade do aço recebeu 2.160 novas doses da CoronaVac, e Barra Mansa 1.490 doses. A distribuição foi feita pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, e o município de Volta Redonda ocupa o segundo lugar no ranking estadual de doses aplicadas contra o novo coronavírus. Até a quarta-feira (10/02), foram aplicadas 5.614 doses.

A vacinação nas pessoas acamadas já começou, mas na próxima segunda-feira e terça-feira (15 e 16/02), não haverá aplicação nas Unidades Básicas de Saúde e da Família (UBSF) devido ao feriado. Ela será retomada na quarta-feira de Cinzas, (17/02), sendo que nesse dia os idosos acima de 90 anos com agendamento prévio receberão a dose na Unidade Básica de Saúde (UBS) escolhida no cadastro. As pessoas acamadas e já agendadas continuarão recebendo a vacinação em domicílio.

Sobre o agendamento para a vacinação, a secretária Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS-VR), Conceição Souza, afirmou, por meio da Assessoria de Comunicação, que "não há agendamento". "Quando a pessoa indicava a data, recebia uma mensagem dizendo que deveria aguardar contato da SMS confirmando. Pois bem, não confirmamos, porque não temos doses disponíveis", disse ela.

Ainda segundo Conceição, entre primeiras e segundas doses, o órgão recebeu aproximadamente 8 mil doses. - O cadastramento está aberto e é muito importante, pois ele nos permite, com tão poucas doses, definir a prioridade e distribuir o quantitativo exato para as 46 unidades. A razão é que o fluxo de doses do Ministério da Saúde é irregular e imprevisível. Esse é um problema nacional. Então, temos que suspender datas previstas e marcar a cada remessa. Tendo cadastro pronto, isso se faz mais rápido e com foco em quem tem mais risco -, garantiu ela, acrescentando que sobre os critérios de escolha de um protocolo de vacinação, "ainda seguem indefinidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ)".

A secretária relatou que os grupos que receberam ou receberão a vacina, alguns já estão devidamente definidos. "Asilos e Residências inclusivas (concluindo a segunda dose); profissionais de linha de frente da Covid-19 (fazendo agora a segunda dose); Indígenas (não temos); demais profissionais de saúde (ainda temos espera de mais de 7 mil); idosos maiores de 90 anos (estão em vacinação). Além desses, pessoas das faixas etárias já cadastradas, que virão a seguir, são 80 anos (6 mil); 70 anos (11 mil) e 80 anos (22 mil). Portanto, serão todos atendidos, na medida em que chegarem mais doses", afirmou Conceição.

Para se cadastrar, o idoso ou algum familiar deve fazer o cadastramento para vacinação no site da Prefeitura de Volta Redonda: www.voltaredonda.rj.gov.br no botão “coronavírus”.

INTERNET - No caso de quem não possui acesso à internet, a Secretaria recomenda que o idoso a ser vacinado ou algum familiar procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, ou que costuma frequentar, para poder realizar o cadastro da vacinação. É necessária a apresentação de um documento de identidade com foto. A Secretaria Municipal de Saúde informou que os agendamentos para aplicação da vacina do dia 18 de fevereiro serão remarcados porque não haverá entrega de novas doses a mais no Carnaval.

Desde o início da campanha de vacinação, iniciada no dia 19 de janeiro, já receberam a segunda dose do imunizante os idosos que vivem nas (ILPI) Instituições de Longa Permanência para Idosos no município.

Com a chegada da nova remessa, a Secretaria vai vacinar parte dos profissionais de saúde que estavam agendados entre os dias 10 e 12 de fevereiro, que ainda não foram atendidos. Entretanto, a partir desta sexta-feira, dia 12, a prioridade será vacinar os profissionais maiores de 50 anos de idade, que estavam agendados para essa semana.

É necessário apresentar no ato da vacinação a carteira do conselho ou comprovante de que trabalha na área de saúde, CPF e comprovante de que reside ou trabalha em Volta Redonda, na Unidade Básica de Saúde (UBS) escolhida no cadastro, das 9h às 16h.

A Secretaria de Saúde informou que os profissionais de saúde com menos de 50 anos de idade que já realizaram o cadastramento da vacinação pelo site devem continuar aguardando a confirmação para a aplicação da vacina pela Secretaria, que entrará em contato através do número de telefone e endereço de e-mail cadastrado no agendamento.

BARRA MANSA - O quarto lote de vacinas contra a Covid-19 enviado à Barra Mansa, é o terceiro do imunizante Coronavac, produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac. As 1.490 doses foram recebidas por profissionais da Secretaria de Saúde do município, no Parque da Cidade, no Centro.

O local tem sido utilizado como ponto de distribuição de doses para outras cidades da região, como Volta Redonda, Resende e Rio Claro. As doses, escoltadas pela Guarda Municipal e a Policia Militar, foram conduzidas para a Rede de Frio do município. Barra Mansa recebeu até o momento um total de 7.860 doses da vacina contra a Covid-19.

A Secretaria de Saúde realizou, nesta sexta-feira (12/02), no Parque da Cidade, a vacinação contra a Covid-19 em idosos com idade entre 85 e 89 anos. A imunização acontece em sistema 'drive thru'. Para tanto, os condutores dos veículos devem acessar o Parque da Cidade obrigatoriamente pelo portão central, situado na Avenida Prefeito João Chiesse filho, 1.102, no Centro. É preciso apresentar documento com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência nominal do município ou declaração da Unidade Básica de Saúde do bairro.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page