top of page

VEREADOR LELA PROPÕE BANCO DE EQUIPAMENTOS PARA EMPRÉSTIMO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES

Foto: Arquivo

O vereador Antônio Régio Gonçalves Dias, o Lela (PSC), apresentou o Projeto de Lei 003/2022 instituindo a criação de um banco de equipamentos ortopédicos a serem destinados por empréstimo gratuito às pessoas atendidas pela rede pública de Saúde do município de Volta Redonda, com necessidades momentâneas. A proposta foi aprovada em primeira discussão, por unanimidade, na sessão da última terça-feira (17/05), e deverá retornar em breve para nova votação.

O parlamentar almeja que pessoas físicas e jurídicas possam doar equipamentos como cadeiras de rodas, andadores, bengalas, muletas, camas hospitalares, colchões, entre outros, necessários para que as pessoas com deficiências momentâneas possam fazer uso por empréstimo. A justificativa do vereador Lela foi a de que existe uma crescente demanda por esses equipamentos ortopédicos pela população.

"Tenho notado, há alguns anos, que a demanda por cadeiras de roda, andadores, bengalas, muletas, andadores e camas hospitalares crescendo. A dificuldade dessas pessoas em comprar estes equipamentos acabam por dificultar o tratamento a que são submetidos. Por isso propus que essas pessoas, de comprovada carência econômica, sejam cadastradas pelos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), para que possam ter acesso aos equipamentos que, com toda a certeza, serão doados por empresários e pessoas que não mais necessitam de utilizá-los, à Secretaria Municipal de Assistência Comunitária (Smac)", previu o parlamentar.

Pelo projeto a Smac ficaria responsável pelo recebimento, controle e distribuição dos equipamentos ortopédicos. A distribuição seria realizada mediante apresentação de receituário ou laudo médico do Sistema Único de Saúde (SUS), após devido cadastramento do interessado no Cras. "As pessoas que receberem os equipamentos por empréstimo deverão devolvê-los, ao término do uso, nas mesmas condições em que receberam. Além disso, os equipamentos poderão ficar em poder dos solicitantes por um prazo de 90 dias, contados a partir da data da retirada, sendo possível a prorrogação por mais 90 dias, após análise a ser feita por técnicos da Smac", acrescentou o vereador Lela.

TRABALHO SOCIAL - O comerciante César Monteiro, popularmente conhecido por “Cesinha do Aero”, presta serviço de empréstimo de cadeiras de rodas e de banho, além de outros materiais hospitalares para quem precisa há 23 anos. Para custear a manutenção desses equipamentos, o comerciante cobra um valor simbólico das pessoas que solicitam o empréstimo. No entanto, algumas dessas pessoas que fazem uso dos equipamentos emprestados, acabam por não mais retornar com os mesmos, para que outros possam ter acesso.


Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page