VEREADOR LELA APROVA LEI BENEFICIANDO FAMILIARES, CUIDADORES E PORTADORES DE ALZHEIMER
Vereador requer ainda que a Secretaria de Estado de Saúde disponibilize o Serviço de Ressonância Magnética Móvel para atender pacientes de Volta Redonda
Foto: Gazeta dos Bairros
O desconhecimento sobre as maneiras de lidar no dia a dia com portadores de Alzheimer por familiares e cuidadores desses pacientes foi determinante para que o vereador Antônio Régio Gonçalves Dias, o Lela (Podemos), elaborasse e aprovasse o projeto de lei nº 079/2023, na sessão de quinta-feira (10/08), na Câmara Municipal de Volta Redonda. Com a aprovação, fica instituído o ‘Programa de Orientação, Apoio e Atendimento aos Familiares e Cuidadores’ desses pacientes, na rede de saúde e atendimento social do município.
De acordo com o vereador Lela, o objetivo do programa constitui diversas situações importantes para que o paciente tenha um atendimento de qualidade e com resultados, respeitando determinadas peculiaridades. Entre esses objetivos, Lela destacou algumas garantias previstas.
“Temos que garantir o atendimento clínico, acompanhamento psicológico, psiquiátrico e neurológico especializado e periódico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Programa de Saúde da Família (PSF) ou na Rede Hospitalar que presta atendimento aos pacientes com Alzheimer do Sistema Único de Saúde (SUS), aos familiares e cuidadores desses pacientes”, explicou Lela.
O programa poderá facilitar a obtenção de medicamentos aos pacientes, familiares e cuidadores, por intermédio da rede municipal de saúde. Além disso, deverá promover programas de orientação, treinamentos, apoio assistencial e conscientização aos familiares e cuidadores referentes aos males causados pela doença, cuidados especiais no manuseio, capacidade de adaptação e segurança dos pacientes.
Também deverão ser implantadas medidas e promoção de políticas de auxílio às famílias e cuidadores das pessoas com o Alzheimer, para identificar as necessidades individuais de cada pessoa, principalmente daqueles que cuidam. Deverá ainda ser proposto um processo assistencial para facilitar a locomoção e transporte na realização de exames periódicos de tratamento fisioterápico, de terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutricional, psicológico, estimulação comportamental da pessoa para atenuar as dificuldades de paciente, cuidadores e familiares.
Por fim, Lela salientou a necessidade de se criar um banco de dados para o cadastramento e controle dos pacientes portadores de Alzheimer no município.
RESSONÂNCIA - Em busca de um aumento na oferta do serviço de ressonância magnética, o vereador Lela aprovou, na quinta-feira (10/08), um requerimento para ser enviado ao governador Cláudio Castro (PL). No documento ele pede que o caminhão da Secretaria de Estado de Saúde, que presta o serviço, seja disponibilizado para a população de Volta Redonda.
Lela defende que o retorno do serviço móvel de ressonância vai atender uma demanda expressiva dos pacientes que aguardam pelo atendimento, já cadastrados há meses, mas sem previsão de realização do exame.
Foto: Divulgação
Apesar de a região do Médio Paraíba contar com o aparelho no Hospital Zilda Arns (Hospital Regional), muitos desses pacientes estão ansiosos pelo acesso ao serviço.
Os procedimentos, nas unidades móveis, são agendados através das secretarias municipais, que recebem o pedido médico do paciente e encaminham a planilha com as demandas para o serviço móvel. Cabe aos municípios informarem aos pacientes sobre a data, hora, local e condutas preparatórias para o exame.
O paciente que possui celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de até 15 dias úteis, os laudos são entregues à secretaria de Saúde do município onde o paciente reside. O equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos.
Comments