top of page

VACINADOS COM JANSSEN TERÃO ACESSO A DOSE REFORÇO EM BARRA MANSA E VOLTA REDONDA

Em Volta Redonda, doses estarão disponíveis em quatro unidades básicas de saúde: Eucaliptal, Jardim Paraíba, Retiro II e Santo Agostinho

Foto: Divulgação/Secom-PMVR

As Secretaria de Saúde de Barra Mansa e Volta Redonda começam, nesta quinta-feira (16/12), a aplicação da dose de reforço da vacina Janssen. A medida é válida para os moradores que tomaram a primeira dose do imunizante há mais de três meses.

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda, no entanto, ressalta que chegaram ao município apenas 700 doses e que a demanda para o reforço da Janssen é ainda maior. A vacinação será feita por ordem de chegada e assim que o estoque acabar haverá comunicado nas redes sociais da prefeitura.

A dose de reforço será feita com a vacina do mesmo fabricante. No caso de mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estejam grávidas, a recomendação do Ministério da Saúde é que a dose de reforço seja feita com a vacina da Pfizer.

Quem for se vacinar deve comparecer em uma das em quatro unidades básicas de saúde (UBS e UBSF) dos seguintes bairros: Eucaliptal, Jardim Paraíba, Retiro II e Santo Agostinho. O horário de atendimento é das 08h às 16h, é necessário apresentar o cartão vacinal – recebido no dia da primeira aplicação – cartão do SUS e CPF.

O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos, informou que nesta quarta-feira, dia 15, o município recebeu 700 doses da Janssen enviadas pelo governo federal através do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O médico explicou ainda que as pessoas que receberam a primeira dose da Janssen e fizeram o reforço com outro imunizante – na falta da vacina Janssen– devem aguardar 28 dias após a aplicação da vacina (Pfizer, AstraZeneca ou CoronaVac). O imunizante contra a Influenza pode ser aplicado, em qualquer momento, sem o intervalo de 14 dias.

LIMITAÇÕES - O município de Volta Redonda recebeu nesta quarta-feira (15/12) uma remessa de 1,5 mil doses da vacina contra a Influenza entregue pelo governo estadual. A prefeitura solicitou que novas remessas sejam enviadas a cidade para dar continuidade à imunização.

A vacinação contra a gripe estará disponível a partir desta quinta-feira (16), nas unidades básicas de saúde dos bairros: 249, São Geraldo, Vila Mury e Volta Grande, com aplicação das 08h às 16h. As pessoas acima de seis meses de idade, ainda não vacinadas este ano, além de gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, imunossuprimidos e crianças – que tomaram apenas a primeira dose– devem se vacinar.

Carlos Vasconcellos comentou que o número de atendimento para síndrome gripal, na rede pública e privada, aumentou nas últimas semanas em Volta Redonda. Por isso, a vacinação é fundamental para diminuir a contaminação pelo vírus Influenza.

Estamos pedindo que novas remessas de vacinas sejam enviadas a cidade. Reforçamos também que a população não vacinada em 2021, em especial crianças entre 06 meses e 05 anos, idosos, gestantes e imunossuprimidos procure se vacinar”, disse o coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda.

BARRA MANSA - A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, na manhã desta quarta-feira (15/12), uma remessa de 2.910 doses da vacina Janssen. O imunizante será destinado para segunda dose em pessoas que receberam a D1 até o dia 07 de julho. A aplicação será feita a partir desta quinta-feira (16/12), no PSF Ano Bom e no posto de saúde dos bairros Vila Delgado e Vila Nova. Segundo a coordenadora de Imunização do município, Marlene Fialho, a aplicação da D2 da Janssen é uma determinação do Governo Federal. “Esta vacina era inicialmente dose única, porém, após estudos, o Ministério da Saúde informou que seria necessária uma segunda dose, que será considerada como reforço. Com intervalo de 2 a 6 meses a eficácia da vacina é comprovada muito positivamente”, explicou Marlene, acrescentando que “na Imunização tudo é muito dinâmico, as notas técnicas mudam a cada novo avanço nos estudos e na disponibilidade das vacinas”. Ainda nesta quinta-feira, a Secretaria dá continuidade à aplicação de D1, D2 agendadas e doses de reforço contra Covid-19. A ação acontece das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h no PSF do Ano Bom. O esquema será o seguinte: D1 para pessoas a partir de 12 anos (nos postos de saúde dos bairros), D2 agendadas (Coronavac e AstraZeneca centralizadas no PSF do Ano Bom) e D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 16/07. Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF. Também é preciso comprovante de residência atualizado (nominal ou em nome dos pais) ou a declaração do posto de saúde. Menores precisam estar acompanhados de um responsável.

INFLUENZA - Barra Mansa também recebeu nesta quarta-feira (16/12) um carregamento de 1.100 doses da vacina contra Influenza. O imunizante será direcionado para aplicação em crianças maiores de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer período gestacional e puérperas até 45 dias após o parto. A aplicação será feita até durarem os estoques, na UBS Centro, localizada na Rua Pinto Ribeiro, 65. A coordenadora de Imunização do município, Marlene Fialho, frisou que o grupo escolhido para receber o novo carregamento é o mais vulnerável. “São um público que, geralmente, todo ano tem a menor cobertura vacinal, mesmo atingindo a meta. Além disso, do término da campanha até hoje, há novas gestantes e crianças que ainda não tomaram”, finalizou Marlene. Para receber a dose, é indispensável a apresentação de CPF, cartão do SUS e cartão de vacina. Responsáveis pelas crianças devem levar o cartão de vacinação para atualização da caderneta.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page