SEMOP-VR COMBATE POLUIÇÃO VISUAL E RETIRA PROPAGANDAS IRREGULARES EM TRÊS NO BAIRROS
- Osmar Neves Souza

- há 49 minutos
- 2 min de leitura
Fiscalização nesta semana teve caráter educativo, com notificações e orientações nos bairros Voldac e Santa Cruz
Foto: Divulgação/Semop/Secom-PMVR

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizou, nesta semana, uma ação de fiscalização e ordenamento urbano, com a retirada de propagandas expostas de forma irregular em vias públicas de Volta Redonda. A iniciativa é uma determinação do secretário, Coronel Henrique, e integra o trabalho permanente desenvolvido pela pasta para combater a poluição visual e garantir a organização dos espaços públicos, conforme o Decreto Municipal nº 16.885/21, que regulamenta a publicidade ao ar livre no município.
Durante a operação, as equipes identificaram materiais irregulares nos bairros Voldac, Santa Cruz e Conforto. No local, os responsáveis pela colocação das propagandas foram notificados e orientados quanto às normas vigentes, sem aplicação de penalidades nesta etapa da ação, que teve caráter educativo.
Entre os materiais encontrados estavam banners e faixas fixados em postes de iluminação pública e outros equipamentos urbanos, prática que além de irregular pode comprometer a sinalização de trânsito e a segurança de motoristas e pedestres.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou que o objetivo da fiscalização é conscientizar e garantir o ordenamento público, priorizando a orientação antes da punição. E lembrou que a ação é rotineira e ocorre desde a criação da Semop em 2021.
“Já retiramos centenas de materiais que traziam prejuízos ao ordenamento público e causavam poluição visual. Nesta ação, optamos pela orientação e notificação dos responsáveis, explicando o que a legislação permite e o que não é permitido. A punição existe e será aplicada somente quando necessário, porque entendemos que a melhor solução é a harmônica. Tenho certeza que contamos com o apoio da população, para deixar Volta Redonda limpa e livre da poluição visual e dos transtornos que essa prática pode provocar”, afirmou o secretário.
Denúncias
A população pode colaborar com o trabalho da Secretaria Municipal de Ordem Pública por meio de denúncias feitas pelo telefone 156, da Central de Atendimento Único (CAU). É importante informar o endereço e o tipo de propaganda irregular para agilizar a fiscalização.












Comentários