top of page

SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COMEMORA ‘SETEMBRO VERDE’ COM TRABALHO PELA INCLUSÃO

Serviços foram ampliados com inauguração da sede própria, há quatro anos, no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, próximo dia 21

Foto: Arquivo/Secom-PMVR

ree

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) de Volta Redonda comemora o "Setembro Verde", mês da campanha de conscientização para a inclusão da pessoa com deficiência (PCD), apresentando os números alcançados pela Pasta. No mesmo mês, a equipe da SMPD completa quatro anos na sede própria, no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, próximo dia 21.

A implantação da secretaria, em 2021, foi um marco para a inclusão das pessoas com deficiência em Volta Redonda e, com a conquista da sede própria, pudemos ampliar os serviços e apresentar números expressivos após quatro anos”, afirmou o secretário da SMPD, Washington Uchôa, lembrando que o trabalho vai avançar ainda mais com a nova sede, que está sendo construída no Jardim Paraíba.

Atualmente, a secretaria funciona na Avenida 17 de Julho, das 8h às 17h, no bairro Aterrado, e oferta diversos serviços como entrega de abafadores auditivos, carteira de identificação e colar de quebra-cabeça para autistas, além de colar de girassol para pessoas com deficiências ocultas; abriga a Central de Intérpretes, para facilitar a comunicação dos surdos; e ainda o projeto “Cuidando de quem cuida” para mães atípicas.

ENTREGAS - A SMPD já contabiliza 408 abafadores de ruído distribuídos. O equipamento é um dispositivo projetado para reduzir a intensidade dos sons que chegam aos ouvidos, ajudando a criar um ambiente mais calmo para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outras deficiências que apresentem hipersensibilidade auditiva comprovada por laudo médico.

Os colares de girassol e quebra-cabeças já alcançaram mais de 1.250 pessoas. Além disso, foram entregues 793 Carteirinhas CIPTEA – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista –, que, em Volta Redonda, é um documento que facilita o acesso de pessoas autistas a serviços públicos e privados, garantindo atendimento preferencial e outros direitos.

O projeto “Cuidando de quem cuida”, que garante atendimento com psicanalista para as mães atípicas do município de Volta Redonda, assiste hoje 20 mulheres por semana. E o Transporte Cidadão, que é ofertado aos munícipes que possuem deficiências para se locomoverem para terapias, tratamentos, exames e consultas, faz 172 atendimentos por semana.

Todo o Brasil ainda tem muito que avançar na questão da inclusão de pessoas com deficiência. Em Volta Redonda não é diferente, mas estamos caminhando a passos largos e trabalhando muito para ter uma cidade mais inclusiva. A equipe da SMPD é incansável”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto.

INTÉRPRETES - A Central de Intérpretes em Libras (Língua Brasileira de Sinais) de Volta Redonda é um serviço oferecido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência para facilitar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes em diferentes contextos. Implantado em agosto de 2022, o serviço já beneficiou 4.657 pessoas. Pessoas com deficiência auditiva e surdas e o público em geral que necessite de um intérprete de Libras em diferentes situações, como em serviços de saúde ou atendimento público, têm direito.

O contato pode ser feito via WhatsApp (24) 99973-2565 ou (24) 99251-2975. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto nos feriados.


Serviços ultrapassam as paredes da sede da SMPD

A Secretaria da Pessoa com Deficiência também se destaca com o “Diploma Cidadão”. O programa, implantado em 2021 em parceria com o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), oferece cursos superiores gratuitos para Pessoas com Deficiência (PCD). Atualmente, 139 alunos estão cursando e os primeiros 25 formaram em agosto deste ano.

A SMPD ainda oferta Curso de Libras com turmas anuais para pessoas com idade a partir dos 14 anos – atualmente 525 alunos estão estudando; faz cadastro de currículos para ingresso no mercado de trabalho; e ainda está fazendo o Censo da Pessoa com Deficiência de Volta Redonda. A iniciativa vai coletar dados sobre a população com deficiência no município para garantir mais assertividade na implantação de políticas públicas para este público.

Com o “Inclusão no Campo”, a secretaria leva crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down para uma manhã de vivência terapêutica no espaço rural Sementes do Amanhã, em Santa Rita de Cássia, Barra Mansa. O projeto propõe uma abordagem alternativa de cuidado e estímulo ao desenvolvimento de crianças neurodivergentes, por meio de atividades ao ar livre como plantio de sementes, oficinas com elementos naturais e dinâmicas sensoriais.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright

R. Equador - Vila Americana, Volta Redonda - RJ, 27212-030, Brasil

Razão Social: Osmar Neves de Souza CNPJ:26.114.800/0001-27

Osmar Assessoria, Comunicação, Publicidade e Propaganda

Diretor, Editor e Jornalista Responsável: Osmar Neves Mtb-RJ 28.592

As opiniões nos artigos publicados por colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Gazeta dos Bairros.

Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização do autor.

  • facebook
® Copyright

©2018 by Gazeta dos Bairros - Volta Redonda. Produzido e criado com Wix.com

bottom of page