SAAE-VR RETOMA PLANEJAMENTO DO ABASTECIMENTO
*RONALDO ALVES
Começamos o ano de 2023 com novos episódios de falta d’água e manobras constantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (SAAE-VR) para atender os mais diferentes bairros da cidade com a já pouca água produzida na Estação de Tratamento de Água (ETA BELMONTE). Além disso a problema se agrava com a chegada do verão com temperaturas altas e elevado consumo por parte da população, chegando a aumentar esse consumo a mais de 20% do normal.
Entretanto uma boa notícia chega a nosso conhecimento, dando conta que o SAAE está concluindo e negociando com o Governo do Estado, a implantação de uma nova Estação de Tratamento de Água, semelhante a Estação do Belmonte, construída em 1978/79.
Este ano, o Diretor do SAAE levou os projetos em elaboração para a Secretaria Estadual das Cidades visando avaliação e preparação completa para serem licitadas as obras o mais rápido possível. Segundo notícia veiculada na imprensa local a nova unidade terá capacidade de tratamento de 1.200 l/s e será construída em um terreno da prefeitura entre o Volta Grande e Santo Agostinho.
Será uma estação do tipo modular. Na fase inicial, vai produzir 800 litros por segundo. Na segunda fase entra mais um módulo de 400 l/s, chegando ao total de 1.200 l/s. Com isso, terá a mesma capacidade da ETA Belmonte.
A licitação será realizada pelo Governo do Estado em Convênio com o Município e o custo poderá chegar a cerca de 80 milhões de reais, compatíveis com uma obra desse porte.
Podemos afirmar que agora nosso sofrimento com as constantes manobras para normalizar o abastecimento, fator de desgaste da administração com os munícipes, terá um horizonte de término e atendimento satisfatório. Mesmo que dure mais um ano para iniciar a distribuição.
Após anos vivendo nessa situação desgastante, atravessando cerca de quatro a cinco mandatos de prefeitos sem que o problema fosse encarado de frente, louvamos agora essa providência muito esperada e necessária para a sociedade volta-redondense.
Parabéns ao SAAE na pessoa de seu Diretor Paulo Cesar, o PC como é conhecido, colocando um ponto final na angústia da população e uma esperança maior aos munícipes que vivem reclamando da falta d’água que aumentava ano a ano.
Nesta coluna abordamos todas as questões que afetam o desenvolvimento da cidade, à luz do Urbanismo moderno e de modernas técnicas de Planejamento Urbano.
*RONALDO ALVES é arquiteto e urbanista.
Comments