RODRIGO FURTADO CRITICA CONDENAÇÃO DE PARTICIPANTES DO ATO DO '08/01' PELO STF
Parlamentar defende que condenações sejam revogadas e processos remetidos à primeira instância da Justiça Federal
Foto: Arquivo
Rodrigo, acompanhado do deputado federal Alexandre Ramagem (PL), em recente homenagem
O vereador por Volta Redonda e advogado Rodrigo Furtado (Podemos) fez duras críticas à condenação dos participantes dos atos antidemocráticos de 08/01, em decisão da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar avalia que todos os casos julgados pela suprema corte deveriam ser remetidos à primeira instância, por não se tratar de pessoas com foro privilegiado.
O posicionamento de Rodrigo se deu durante a votação, em segunda discussão, do projeto de lei substitutivo do vereador Sidney Teixeira, o Dinho (Patriota), na Câmara Municipal de Volta Redonda, determinando que o dia 7 de setembro seja comemorado como o 'Dia do Patriota'. Originalmente, o projeto de Dinho determinava que o dia 08/01 fosse a data comemorativa.
No entanto, após avaliar com a equipe de assessores e demais colegas de parlamento, Dinho trocou a data, para garantir a aprovação, facilitando assim a sanção da lei pelo prefeito Antônio Francisco Neto (Progressistas). Com isso, Dinho garantiu a tranquilidade no Legislativo, prestou homenagem aos ditos 'patriotas' e não se colocou em situação de confronto com os ministros do STF.
Voltando ao contexto das críticas de Rodrigo Furtado, a maior parte (senão o todo) do condenados até o momento, seriam 'pessoas comuns'. "Não consigo compreender que uma pessoa simples, do povo, seja condenada pela Suprema Corte apenas por externar sua opinião de maneira democrática e não violenta. Aqueles que excederam, que paguem pelos supostos danos causados ao patrimônio público ou privados. Mas que isso aconteça por meio da Justiça Federal em primeira instância" , cobrou Rodrigo.
Comentarios