PROJETO DE MOBILIDADE URBANA DE VR TEM R$ 90 MILHÕES APROVADOS PELO GOVERNO DO ESTADO
Plano prevê um novo viaduto ligando Jardim Amália ao Aterrado, corredor para transporte público e interligação das ciclovias
Foto: Divulgação/Secom-PMVR
O prefeito Antônio Francisco Neto (DEM) recebeu o secretário de Estado de Cidades, Uruan de Andrade, na sexta-feira (21/05), e foi comunicado que o governo estadual aprovou o projeto de Mobilidade Urbana da prefeitura, e dará início às obras em breve. A proposta já conta com aval do governador Claudio Castro (PSC), que pediu agilidade nos trabalhos, orçado em R$ 90 milhões, cujo projeto será dividido em três etapas e a licitação deve ocorrer simultaneamente dentro de um mês.
O projeto engloba a construção de um novo viaduto ligando os bairros Jardim Amália ao Aterrado; recomposição de pavimento asfáltico; criação de um corredor estrutural de Transporte Público com 15 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus; recuperação de seis quilômetros de calçada com acessibilidade; construção de 18 quilômetros de ciclovias no entorno da Usina Presidente Vargas e ligando os bairros Santa Cruz e Niterói; construção de alça no Viaduto Heitor Leite Franco; revitalização da Avenida do Canal; uma nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, saindo do Aterrado até a Radial Leste; e a construção do Viaduto Nossa Senhora do Amparo, em Niterói, próximo ao trevo em frente ao Batalhão da PM.
O objetivo é promover o transporte público e o deslocamento por bicicleta ou a pé, reduzindo o número de carros circulando nas ruas. Da mesma maneira, o projeto busca também melhorar a qualidade do trânsito. Principal eixo de ligação entre a zona norte e sul da cidade, o bairro Aterrado concentrará boa parte das maiores obras, que facilitarão o acesso às demais regiões da cidade.
“Trata-se da maior obra pública de infraestrutura e mobilidade urbana, sendo o maior conjunto de obras já feitos em Volta Redonda. O governador já aprovou e estamos ajustando a parte da licitação. Ela tem uma duração de 18 meses, porém estamos dividindo em ‘lotes’ para conseguirmos fazer de forma mais rápida; ou seja, ‘atacar’ em várias etapas. É uma obra muito importante para Volta Redonda, mas também para a região”, disse Uruan de Andrade.
O prefeito Neto ressaltou a importância das obras para o presente e o futuro de Volta Redonda. “O secretário Uruan, o governador Claudio Castro e essa equipe estão escrevendo o nome deles na história de Volta Redonda. Essas obras são fundamentais para que possamos planejar o futuro de nossa cidade”, disse Neto.
As obras do projeto de mobilidade urbana haviam sido aprovadas em 2016, e seriam tocadas com um financiamento obtido junto ao governo federal. No entanto, o projeto não teve andamento a partir de 2017 e acabou sendo engavetado. Com o retorno de Neto para a prefeitura, as obras ganharam nova chance de serem executadas.
“Agora, com financiamento praticamente todo do governo do estado. Nossa cidade ficará sempre muito grata a todos que nos ajudaram a realizar esse sonho”, afirmou Neto.
Participaram da reunião de trabalho o secretário de Infraestrutura, Jerônimo Telles e a subsecretária da pasta, Poliana Gama; o vice-prefeito Sebastião Faria; a comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Andréia Ferreira da Silva Campos, e representantes da Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista), entre outros.
Comentarios