top of page

PREFEITO VISITA POSTO ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM DORÂNDIA

Foto: Divulgação/Secom-PMBP

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves (PROS), participou de um café da manhã promovido pela Secretaria de Saúde do município, nesta quinta-feira (03/11), aos funcionários do posto de Estratégia da Saúde da Família de Dorândia (ESF). O evento serviu como uma espécie de reconhecimento àquela equipe, pelo desempenho junto ao programa de financiamento do Ministério da Saúde, o “Previne Brasil”. A ESF estaria obtendo resultados positivos no tocante aos resultados conquistados pelas ações no posto de saúde.

Hoje, Barra do Piraí conta com nove equipes de Saúde da Família, ficando em 42° lugar no ranking do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro; e, entre as cidades de mesmo porte populacional, (100 a 200 mil habitantes) ficou em 8° lugar no estado. O subsecretário de Saúde, Carlos Renato Ferreira, enfatizou a importância do trabalho em equipe e o resultado, onde “quem ganha é a população fazendo um atendimento dentro do padrão do Ministério da Saúde”.

Ainda temos um longo caminho pela frente. Mas os passos foram dados. Estamos trilhando com responsabilidade em busca sempre de melhores resultados. O Ministério da Saúde trabalha com proporções de trabalho nos postos. E o de Dorândia se destacou pelos números. Acreditamos que os demais também estão buscando ampliar seus serviços juntos à população”, aponta o Carlos Renato, enfatizando que nunca tinha havido o apoio técnico para conquista destes resultados.

Para obter determinada certificação, o Ministério da Saúde trabalha – a cada quatro meses - com as proporções de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a décima segunda semana de gestação; gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico realizado; mulheres com coleta de citopatológico; crianças de 1 ano de idade vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada; pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Já o prefeito Mario Esteves falou sobre a importância da Atenção Básica para fortalecer ainda mais a saúde de Barra do Piraí. “Vamos, cada vez mais, estruturar para que esses resultados se ampliem em outras equipes; para outras unidades. Com isso, o fortalecimento e descentralização dos atendimentos diminuirão ainda mais as grandes filas e exames em hospitais, trabalhando sempre com a prevenção de doenças, trazendo qualidade de vida e saúde para munícipes”, completa o prefeito, que, em seguida, visitou as futuras instalações da nova ESF de Dorândia.

Além de Mario Esteves e Carlos Renato, estiveram no evento, a diretora de Saúde Bucal, Carina Lemos e diretora de Atenção Primária/Atenção Básica, Verônica Massa.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page