PREFEITA KATIA MIKI INICIA NOVA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO E NA CULTURA EM BARRA DO PIRAÍ
- Osmar Neves Souza

- 3 de out.
- 5 min de leitura
Cultura, diversão e leitura marcam a programação que envolve escolas do município e cidades vizinhas
Fotos: Gazeta dos Bairros

Barra do Piraí viveu, na quinta-feira (02/10), uma celebração cultural inesquecível com a abertura da FLIB – Feira Literária Barrense. Desde cedo, a Praça Nilo Peçanha foi tomada por alunos da rede pública e particular, além de estudantes de municípios vizinhos, que participaram de atividades literárias, musicais e culturais.
Mais de 2 mil pessoas passaram pela praça no primeiro dia de evento. O público prestigiou e se emocionou com muita contação de histórias, palestras, teatro, card games, estandes de livros, dança e muita diversão em um verdadeiro mergulho no universo da leitura e da arte.
A abertura oficial, realizada no fim da tarde, lotou a praça e consolidou a FLIB como um dos maiores encontros culturais do Sul Fluminense.
“O que estamos vivendo aqui é um marco histórico para Barra do Piraí. Nossas crianças são prioridades e planejamos tudo com muita atenção para atendê-las. A Praça Nilo Peçanha está linda tomada de livros e pessoas em busca de conhecimento. É assim que vamos contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou a prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki.
A presidente do Instituto Dagaz, Marinez Teodoro Fernandes, também comemorou o sucesso da estreia.
“Esse é só o começo. A FLIB mostra que a literatura, a música, a arte e o encontro entre gerações podem transformar a cidade. Ainda temos muitos dias de descobertas, trocas e experiências únicas pela frente.”
A FLIB é uma realização do Instituto Dagaz, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, a Biblioteca Nacional e o Ministério da Cultura, reunindo forças para democratizar o acesso à cultura e promover a leitura em grande escala.
Apresentação dos estudantes e integrantes do Projeto 'Música na Escola', com orientação e regência da professora Estefani Gumiéro
PROGRAMAÇÃO - As atividades começam cedo, com visitas guiadas de escolas, oficinas criativas, lançamentos de livros e rodas de conversa. À tarde e à noite, o público poderá conferir espetáculos musicais e teatrais, além de um espaço aberto de convivência cultural que mistura literatura, arte e diversão.
A FLIB segue até domingo (05/10), com entrada gratuita e atrações para todas as idades. Cada dia traz novas experiências, seja através dos livros, da música, do teatro ou da convivência cultural.
ATRAÇÕES - Estandes de editoras e livrarias, contação de histórias, apresentações musicais, participação de escritores e livros por toda a Praça Nilo Peçanha, no Centro. Assim foi o primeiro dia da FLIB 2025, a Feira Literária Barrense.
São mais de trinta atrações gratuitas em quatro dias de evento. A Feira Literária Barrense é inédita na cidade. Alunos da rede pública e particular de Barra do Piraí e municípios vizinhos são os principais convidados. Para uma experiência mais completa, os professores podem agendar visitas guiadas.
Nos estandes, o público encontra livros de diversos gêneros. Jadson Lima, proprietário de uma livraria de Barra do Piraí, participa da feira. “Eu recebi crianças do distrito de São José do Turvo. Do local onde moram até a escola, de ônibus, elas fazem uma viagem de cerca de uma hora. Muitas nunca tinham ido a uma livraria. Estarem aqui na FLIB é muito importante para se aproximarem dos livros”, afirmou o expositor.
A escritora Silvia Castro, do Rio de Janeiro, apresentou trechos de três dos cinco livros que já publicou. De forma lúdica, prendeu a atenção dos estudantes e conseguiu que eles a ajudassem a contar as histórias.
“Foi um prazer compartilhar as histórias dos meus livros com esse público encantador. Eu amo estar com crianças, trabalhei por trinta anos como professora. Adoro essa missão de propagar a leitura, contar histórias sobre nossas raízes brasileiras e ainda envolver temas importantes para nossa cultura”, disse a escritora.
Miguel Soares, de 11 anos, estava na plateia e fez questão de responder a tudo que a escritora perguntava. “Cada história dela tinha uma lição. Eu adorei quando fui chamado para participar e nem pensei duas vezes. Foi muito legal”, contou o estudante.
A solenidade de abertura oficial da FLIB aconteceu no Palco Principal e reuniu autoridades de Barra do Piraí e cidades vizinhas. Cleide Mara Rocha, secretária municipal de Educação, deu as boas-vindas aos participantes. “Esse é um momento grandioso para todos nós, barrenses. Nossa cidade está cuidando do futuro ao incentivar o crescimento de todos por meio da leitura. A FLIB está recheada de livros e queremos que vocês aproveitem ao máximo”, declarou.
A presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, comemorou a realização da primeira Feira Literária Barrense. “Estamos muito felizes de estar aqui em Barra do Piraí. A cidade abriu as portas para fazermos uma feira linda e à altura do que a população merece”, afirmou Marinez.
O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gabriel Barbosa, destacou que a FLIB é mais um passo para o desenvolvimento de Barra do Piraí. “Estamos colaborando para a evolução da nossa cidade. Aproveitem muito tudo o que preparamos e não se esqueçam: o hábito da leitura nunca deve parar. Conheçam e frequentem a nossa biblioteca municipal”, convidou.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, iniciou seu discurso agradecendo ao Instituto Dagaz, realizador da FLIB, além do Sicomércio, da Câmara Municipal e do secretariado pelo apoio ao evento. Durante a fala, fez questão de frisar o empenho em cuidar das crianças barrenses.
“Temos nossas crianças como uma grande prioridade. Por isso, cada detalhe da FLIB 2025 foi planejado com muita atenção. Esse é só o pontapé inicial, e essa primeira feira literária vai ficar marcada na história. Nossa cidade é muito rica porque temos cada um de vocês!”, comemorou a prefeita.
A atração principal do primeiro dia da FLIB 2025 foi a escritora e atriz Thalita Rebouças, que participou de uma sessão de autógrafos e compartilhou parte de sua trajetória.
“Sou formada em jornalismo e trabalhei por bastante tempo na área. Quando decidi pedir demissão, reuni minha família e contei qual seria meu novo caminho: escrever livros. Eles ficaram em choque e me disseram que eu não venderia nada porque brasileiro não gosta de ler. Esse foi o principal incentivo para que eu seguisse como escritora. Quero que todo mundo leia muito!”, contou Thalita.
Em 25 anos de carreira, Thalita Rebouças já publicou 28 livros. Maria Clara, de 13 anos, ficou impressionada com sua trajetória. “Tive a oportunidade de fazer uma pergunta e quis saber se ela tem algum trabalho novo. Ela contou que, em breve, vai lançar uma produção gravada em Hollywood”, relatou a estudante.
Confira a programação:
Dia 3 (sexta-feira)
Contação de histórias
9h - Lucas Barbieri
11h - Jorge Luis dos Santos
15h - Lucas Barbieri
15h30 - Jorge Luis dos Santos
Palco Principal
9h30 - Cia Mimos Brasil
10h30 - Ilusionista Pedro Montela
14h - Cia Mimos Brasil
15h30 - Ilusionista Pedro Montela
Sala de palestras (auditório)
10h - Elaine Marcelina
10h45 - Roberto Blattes
11h30 - Marilia Pirillo
14h - Marilia Pirillo
15h - Roberto Blattes
15h45 - Elaine Marcelina
Espaço dos autores
9h - Alex Andrade
11h - Eliza Moreno
13h - Alex Andrade
16h30 - Eliza Moreno
Dia 4 (sábado)
Contação de histórias
9h30 - Jefferson Rufino
11h - Helena Amorim
14h - Jefferson Rufino
15h30 - Helena Amorim
Palco Principal
9h30 - Circo Macaco Prego
16h - Bia Bedran
18h30 - Patrulha Canina
Sala de palestras (auditório)
9h - Melissa Xakriabá
13h - Melissa Xakriabá
Espaço dos autores
10h - Ninfa Parreiras
11h - Raphael Moreira
13h30 - Ninfa Parreiras
14h30 - Cristina Ferreira
16h - Raphael Moreira
17h30 - Cristina Ferreira
Dia 5 (domingo)
Palco Principal
10h - Capoeira Dagaz
12h30 - Off Samba
14h30 - Empolga Samba
18h - Jongo Semente da África
Espaço dos autores
15h - Chá das Princesas
Saiba quem são os autores, escritores e poetas de Barra do Piraí presentes na feira
Júlia Maria
Cleide Rocha
Maria Ester Figueiredo
Orlando Pimentel
Adilson Guedes
Vivian Duarte
Lukas Barbieri
Viviane Camerano
Vicente Lampião
Gerson Faria Gomes
Saulo Soares
Jorge Vieira
Marcos Alvarenga
Mirella
Guto Cariello
Roberto Nogueira
Fabíola Sartori
William Alves
Simone Chedid
Natalia Nami
Jorge Barbosa
Ciomara Albino Dias
























Comentários