top of page

POLÍTICOS E PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO AVALIAM REALIDADES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Fotos: Arquivo

O Dia Internacional da Mulher será lembrado e reverenciado por todas e todos os que ainda defendem, de alguma forma, o respeito aos direitos conquistados pelas mulheres, ao longos do Décadas, com extrema valentia, suor e sangue. E é neste contexto que a reportagem do Gazeta dos Bairros resolveu ouvir algumas figuras da política e da sociedade de Volta Redonda, nesta sexta-feira (07/03), véspera de um dia que é de um simbolismo sem tamanho, que vem ladeado à busca pelo fim da violência de gênero, o faminicídio e a discriminação profissional.

Assim, começamos ouvindo uma mulher que se destacou no recém cenário político pela força e garra com que se colocou na disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores. Estamos falando da vereadora Gisele Lopes Klingler (PSB), que superou um desafio de vida, e ainda se lançou no campo político da cidade.

A parlamentar tem se pautado por buscar melhorias para a sociedade, a partir da apresentação de propostas claras, frente as adversidades do dia a dia, vivenciado pelas mulheres, crianças e idosos. Gisele avaliou a data como marcante na luta das mulheres pelo respeito aos direitos e pela igualdade.

"O Dia Internacional da Mulher é um marco na luta por igualdade de direitos e oportunidades para todas nós mulheres. Ao longo dos anos, muitas conquistas foram alcançadas, ampliando a presença feminina na política, no mercado de trabalho e em espaços de liderança. Mas ainda há desafios importantes que precisam ser enfrentados, como a desigualdade salarial, a baixa representatividade em cargos de decisão e a violência de gênero", pontuou a vereadora.

Gisele Klingler aponta que muito ainda há o que se buscar com disposição e consciência.

"Nos próximos anos, é fundamental que essa pauta continue avançando. Precisamos garantir que mais mulheres tenham acesso a oportunidades reais de crescimento profissional, autonomia econômica e segurança. Isso passa por políticas públicas mais eficazes, investimento em educação e capacitação e um compromisso coletivo para construir um ambiente mais justo e igualitário", apontou.

A parlamentar definiu ainda que o dia deve representar mais do que hoje representa. "Mais do que um dia de homenagens, o 8 de março deve ser um momento de reflexão e ação. Só conseguiremos um futuro melhor para todas as mulheres se o poder público, as instituições e a sociedade como um todo se unirem para transformar discursos em medidas concretas, que assegurem respeito, direitos e dignidade para cada mulher, em todos os espaços", concluiu Gisele.

Não menos marcante pelo trabalho profissional que vem desempenhando ao longo de anos, como titular da Coordenadoria de Comunicação e Divulgação da Câmara Municipal de Volta Redonda (CCD-CMVR), a jornalista Elizabeth Camargo também foi ouvida pela reportagem, e fez uma reflexão sobre o momento e a representatividade do Dia Internacional da Mulher.

"Me sinto divina por ser mulher. É na alegria de estar viva e ciente do quanto somos “mulheres” importantes e merecemos nos render que registro algumas palavras", revela Elizabeth que, assim como a vereadora Gisele Klingler, também superou, e vem superando, adversidade com a saúde.

A profissional da Comunicação alerta para as responsabilidade e deveres do Estado na garantias das conquistas.

"Diante de um cenário impositivo, onde é necessário garantir e pressionar com reivindicações, é dever do Estado, no oferecimento de Leis e aplicação das mesmas. Sinto que muito se romantizam comemorações, ilustrando flores onde as batalhas são diárias e árduas para quase todas mulheres. Quando ocupar um cargo ou inúmeras posições de destaque, a mulher nunca pode estar só. Deve estar imbuída de dedicação, profissionalismo e com amor a sua escolha, e ela tem que ir além de suas forças. Ela tem que guardar suas dores, e se posicionar o tempo inteiro, mostrando muitas faces, e nunca esquecendo das aparências ou de um sorriso. Mesmo que sua alternativa seja a de rever e dar outro sentido a sua vida", reflete Elizabeth.

Para concluir, a coordenadora de Comunicação da CMVR conclama maior unidade das mulheres na defesa das garantias e direitos, na busca por um maior protagonismo na sociedade e na vida.

"Pra mim, e a todas e milhares delas “mulheres” sejam autênticas, genuínas, companheiras- sejam suas melhores companhias – arrisquem, resgatem suas opiniões- mas mudem sempre -porque a vida é uma eterna transformação... E, quanto as futuras comemorações: festejem, dancem com o tempo, gritem de alegria, chorem de felicidade, vistam-se de esperança, e tumultuem tudo que necessite de amor, e que as organizações e a falta de afeto sobrem pra quem nunca acreditou na divindade de uma 'mulher'", finaliza Elizabeth Camargo.

Já o vereador e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Rodrigo Furtado (PL), considera a data como sendo um marco na luta e conquista pelas mulheres de um futuro justo e igualitário.

"Se olharmos para trás, veremos o quanto já avançamos. Se olharmos para frente, perceberemos o quanto ainda há a ser feito. Nos próximos anos, as mulheres enfrentarão novos desafios, mas também terão novas oportunidades. A presença feminina no mercado de trabalho, na política, na ciência e em tantas outras áreas continua crescendo, rompendo barreiras e abrindo portas para as próximas gerações. No entanto, ainda há desigualdades a serem superadas, desde a equidade salarial até o combate à violência e à discriminação", afirma o parlamentar.

O vereador, que está em seu terceiro mandato consecutivo, ainda aproveita a oportunidade para lançar um questionamento. "O que esperar do futuro?".

Ele mesmo responde: "Mais inclusão, mais representatividade e mais respeito. A tecnologia e a inovação devem ser aliadas na construção de um mundo onde mulheres possam ser quem quiserem, sem limitações impostas por estereótipos ou preconceitos. As políticas públicas e a consciência coletiva seguirão sendo fundamentais para garantir que cada conquista seja permanente, e que nenhuma mulher precise escolher entre seus sonhos e seus direitos", previu ele..

Rodrigo Furtado disse esperar ainda mais desse dia. "Que este Dia Internacional da Mulher seja um lembrete de que determinação, coragem e união fazem a diferença. Que possamos celebrar as vitórias, mas também nos comprometer com a construção de um futuro onde todas as mulheres tenham voz, espaço e respeito. O amanhã será ainda mais forte e brilhante porque será moldado por mulheres que não desistiram e por uma sociedade que soube reconhecer seu valor", finalizou o vereador.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright

R. Equador - Vila Americana, Volta Redonda - RJ, 27212-030, Brasil

Razão Social: Osmar Neves de Souza CNPJ:26.114.800/0001-27

Osmar Assessoria, Comunicação, Publicidade e Propaganda

Diretor, Editor e Jornalista Responsável: Osmar Neves Mtb-RJ 28.592

As opiniões nos artigos publicados por colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Gazeta dos Bairros.

Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização do autor.

  • facebook
® Copyright

©2018 by Gazeta dos Bairros - Volta Redonda. Produzido e criado com Wix.com

bottom of page