PESQUISA APONTA CLÁUDIO CASTRO LIDERANDO INTENÇÃO DE VOTOS
Marcelo Freixo (PSOL) figura na segunda posição na preferência do eleitorado Fluminense, em levantamento registrado no TRE-RJ
Foto: Arquivo

Há pouco mais que cinco meses da eleição geral de outubro, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que deve disputar a reeleição, apareceu pela primeira vez, numericamente, à frente de seu maior adversário neste momento, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que até então vinha pontuando sempre à frente nas sondagens eleitorais já divulgadas. É o que divulgou o jornal semanário da Costa Verde, Tribuna Livre (www.tribunalivre.com.br), sobre a pesquisa feita pela empresa Genial/Quaest para a eleição para o governo do Rio de Janeiro, divulgada na terça-feira (17/05), que traz Cláudio Castro à frente, com 25%, seguido por Freixo com 18%.
Na sequência aparecem o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), com 8%. Ainda aparecem o deputado estadual André Ceciliano (PT) e o deputado federal Paulo Ganime (Novo), com 2%, e o ex-presidente da Ordem dos Advogados, Felipe Santa Cruz (PSD), com 1%. Ceciliano pode disputar o Senado e não participar da eleição. O governador também vence todos os adversários nas simulações de segundo turno.
A proporção dos que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar chega a 33%, um número que surpreende já na largada da disputa eleitoral. Os indecisos representam apenas 10%. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.
Foram entrevistadas 1.200 pessoas presencialmente nos dias 12 a 15. De acordo com a empresa de pesquisa, o levantamento teria 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.
A pesquisa da Genial/Quaest também apurou o interesse do eleitor na disputa ao Senado. Neste caso, o líder é o senador Romário (PL), preferido por 18% dos entrevistados neste momento.
Em segundo lugar aparece o ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivela (REP), com 16%. O deputado estadual Alessandro Molon (PSB) é o terceiro, com 11% das citações neste momento. Este ano, o eleitor escolherá apenas um senador nos 27 estados da federação.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-01548/2022 e RJ 09916/2022.
Comments