top of page

NOVAS DOSES DE CORONAVAC E ASTRAZENECA SÃO DISTRIBUÍDAS EM TODO O ESTADO DO RIO

Foto: Maurício Bazílio/Secom-GovRJ

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES) entrega nestas quarta e quinta-feira (19 e 20/05), as 336.400 doses de vacinas contra a Covid-19 que recebeu na terça-feira (18/05), do Ministério da Saúde. A distribuição acontece por meio de caminhões, vans e helicópteros, e os imunizantes serão distribuídos aos 92 municípios, considerando o calendário vacinal proposto pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e contemplando a segunda dose.

São 174.400 doses de CoronaVac, destinadas exclusivamente a cobrir as segundas doses pendentes, que foram indicadas pelos municípios por meio de ofício solicitado pela SES para garantir que a população fosse imunizada. Esta remessa será destinada a 56 municípios, pois os demais já tiveram sua cota concluída. Já as 162.400 doses de Oxford/Astrazeneca serão enviadas para todos os municípios, para serem usadas também para a segunda dose (pessoas de 60 a 69 anos e outras pendências).

- Reforço a importância de que os gestores municipais sigam as orientações para a aplicação da vacina ao público-alvo indicado, garantindo que a segunda dose seja contemplada. Ainda que as vacinas tenham sido enviadas anteriormente em quantitativo compatível para primeira e segunda dose, ouvimos a demanda dos municípios, reunimos os dados e acionamos o Ministério da Saúde para que essas remessas da CoronaVac atendessem doses em atraso e doses que ainda estão no prazo para serem aplicadas. O foco é a imunização da população, e se faz necessário o compromisso com o calendário vacinal preconizado - afirmou Alexandre Chieppe, secretário de Estado de Saúde.

Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá retiraram as doses na tarde desta terça-feira (18), na Central Geral de Armazenagem (CGA) do governo do estado, em Niterói. Duque de Caxias e Nova Iguaçu recebem suas remessas nesta quarta-feira por via terrestre. Para os demais 86 municípios, a entrega dos lotes está prevista para ser realizada nesta quarta-feira, por helicópteros, diante das condições climáticas.

APLICAÇÃO - A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), envia ofícios, constantemente, aos municípios reforçando a necessidade de cumprimento das recomendações para uso dos imunizantes distribuídos. É de extrema importância que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de imunização priorizando os grupos elencados, para que não haja prejuízo da oferta da vacina para os mesmos, sob risco de não haver reposição futura.

A orientação do Ministério da Saúde é que gestantes e puérperas com comorbidades que ainda não tenham recebido a vacina devem ser imunizadas com CoronaVac ou Pfizer. É necessária avaliação médica prévia e um relatório para apresentação no posto de vacinação. Já as que não têm comorbidades, a vacinação não está disponível.

As grávidas e puérperas (incluindo as sem fatores de risco adicionais) que tenham tomado a primeira dose da vacina AstraZeneca devem aguardar a definição do protocolo a ser seguido. A SES ainda ressalta que a qualquer percepção de efeito adverso deve ser buscada avaliação médica.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page