top of page

NO RANKING DA GESTÃO DE SAÚDE VOLTA REDONDA FICA EM 57ª COLOCAÇÃO E BARRA MANSA É A 5ª MELHOR DO RJ

Foto: Divulgação

O atendimento clínico e médico oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, apesar dos seguidos e vultuosos investimentos promovidos pela administração do prefeito Antônio Francisco Neto (sem partido), aparece numa posição incômoda, no que diz respeito à gestão, sob a ótica do programa do governo federal 'Previne Brasil', divulgado há três semanas. No ranking atual (primeiro quadrimestre de 2023) o município ocupa a 57ª posição dentre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro (mesma posição no terceiro quadrimestre de 2022), enquanto Barra Mansa figura como a 5ª melhor do Estado do Rio de Janeiro, três posições acima do terceiro quadrimestre de 2022.

As cidades do Sul do Estado que aparecem logo após Barra Mansa são: Rio Claro, Vassouras, Piraí, Pinheiral, Porto Real, Barra do Piraí, Resende, Itatiaia, Angra dos Reis e Mangaratiba.

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa continua colhendo frutos pelo trabalho que vem desenvolvendo. De acordo com o último ranking divulgado em 27 de janeiro de 2023, o município subiu da 8ª para a 5ª posição entre as 92 prefeituras do Rio de Janeiro avaliadas pelo Previne Brasil.

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, enfatizou que o trabalho apresentado representa o comprometimento da administração municipal com o setor. “Quando a atual gestão assumiu o governo, nossa rede de saúde estava muito diferente. Hoje somos a quinta cidade do estado. Ainda estão na nossa frente quatro cidades, mas que têm características diferentes. Acima de 100 mil habitantes, em todo o estado, nós somos a primeira. Agradeço ao prefeito Rodrigo Drable e toda a equipe da rede municipal de saúde”, disse o secretário.

PREVINE BRASIL - Vale ressaltar que o ranking não é oficial, já que o Ministério da Saúde não faz ranking. Alguns sites não-oficiais podem avaliar o desempenho dos municípios da Federação a partir dos dados oficiais divulgados pelo Ministério no link https://sisab.saude.gov.br/paginas/acessoRestrito/relatorio/federal/indicadores/indicador.

O programa Previne Brasil foi instituído pelo Governo Federal em 2019 e busca reconhecer os resultados alcançados e a efetividade ou a necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção; subsidiar a definição de prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da Atenção Primária à Saúde (APS); e promover a democratização e transparência da gestão, por meio da publicização de metas e resultados alcançados.

O Ministério da Saúde começou, em 2022, a fazer o pagamento por desempenho através do Previne Brasil, com base nos resultados alcançados por cada município brasileiro. Esse é um dos componentes do programa de financiamento da APS, que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.

Veja os quadros abaixo:




Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page