top of page

NENÉM SERÁ PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL NAS ELEIÇÕES GERAIS DE 2022

Outros vereadores também avaliam as possibilidades de buscar uma vaga nos parlamentos estadual e federal

Fotos: Arquivo

As negociações internas nos partidos políticos, visando as eleições para a Presidência da República, o Governo do Estado do Rio e as vagas no Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), começam a identificar possíveis pré-candidatos. No caso da representação política do Sul Fluminense, o presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, vereador Nilton Alves de Faria, o 'Neném' (DEM), se colocou à disposição da legenda para a Câmara Federal.

A decisão foi confirmada pelo parlamentar na tarde de quinta-feira (29/04), e pode desencadear um efeito replicado nos demais colegas de Câmara, entre eles o vereador Sidney Teixeira, o 'Dinho' (Patriota), que já confirmou sua vontade de ser pré-candidato pela legenda, que negocia a entrada em seus quadros do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "A pretensão do Patriota, é lançar o nome dele (Dinho) como representante do Sul Fluminense à Câmara Federal", revelou uma fonte próxima ao vereador Dinho, que será o próximo presidente da Câmara, no ano da eleição.

Além dos dois vereadores, a Câmara Municipal pode ter ainda outros parlamentares dispostos a colocarem-se à disposição das legendas para o pleito eleitoral de 2022. Neste caso, nomes como o do vereador Jari de Oliveira (PSB), que na última tentativa para uma das vagas para a Alerj obteve 19.974 votos (0,26% dos válidos), e o do vereador Rodrigo Furtado (PSC), que está em seu segundo mandato na Câmara de Volta Redonda figuram como possíveis pré-candidatos à Alerj. Jari desconversa e afirma que "o foco nesse momento é continuar contribuindo com a cidade como vereador. Ano que vêm vamos conversar com a nossa base e tomar essa decisão". Como um mantra político, Rodrigo Furtado usa o mesmo discurso do colega de bancada. "Continuo fazendo o meu papel de vereador e aquilo que acredito ser o correto. Creio que o PSC venha a nos incentivar em sermos pré-candidato, como representantes do interior do estado. mas, tudo na hora certa. Temos muito a fazer por nossa população neste grave e triste momento vivido com a Pandemia da Covid-19", disse o parlamentar.

Outro que também deve tentar uma vaga como pré-candidato a deputado estadual é o secretário municipal de Ação Comunitária de Volta Redonda, Munir Francisco (PTB), irmão do prefeito Antônio Francisco Neto (DEM), que nas eleições de 2018 obteve 18.719 votos (0,24% dos válidos). A diretora do Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR), Márcia Cury (sem partido), que foi candidata pelo Solidariedade em 2018, e obteve 17.785 votos (0,23% dos válidos), afirma "não saber se vai ser pré-candidata nas próximas eleições".

NOVIDADE - A eleição municipal de 2020 serviu de lição para muitas legendas. O pleito do ano passado foi o primeiro sem as famosas coligações na disputa proporcional para vagas no Legislativo. Com o novo 'sistema', os candidatos mais votados dentro da legenda partidária que atinjam o quociente eleitoral (votos válidos/número de vagas), serão os eleitos.

JANELA - Diante do nível de dificuldade que a próxima eleição deverá apresentar com a proibição das coligações proporcionais, a expectativa é de que a troca de partidos entre os deputados seja movimentada. Pelas regras eleitorais, seis meses antes das eleições, ou seja, em março de 2022, os parlamentares poderão mudar de partido sem correr o risco de perderem o mandato. É a chamada "janela partidária".

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page