MORADORES RECLAMAM DE ARROMBAMENTOS E FURTOS EM REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA SEMOP-VR E 28° BPM
- Osmar Neves Souza
- 15 de abr.
- 3 min de leitura
Fotos: Gazeta dos Bairros

Os moradores dos bairros Voldac, São João Batista, Jardim Caroline e Vila Dr Arnaldo Barreira Cravo conseguiram expor parte da preocupação com os arrombamentos e furtos no comércio daquelas localidades, nos últimos dois meses, durante reunião com representantes das forças de segurança pública, na noite de segunda-feira (14/04), no CRAS Voldac. O encontro foi promovido pela diretoria da Associação de Moradores, e ficou decidido que haverá aumento nas rondas das equipes de agentes do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP - Equipe Rota VI), e abordagens a suspeitos em horários com pouca movimentação de moradores.
Estiveram presentes comandante do 28° Batalhão de Policia Militar, Tenente Coronel Moisés Pinheiro Sardenberg, o secretário municipal de Ordem Pública (SEMOP-VR), Coronel Luiz Henrique Barbosa. Também participaram os vereadores Wilsemar Máximo Curty, o 'Simar', Rodrigo Furtado, e a vereadora Gisele Lopes Klingler.

O vereador Simar abriu a fala com a sugestão para que comerciantes e moradores que tenham sistema de câmeras em suas casas, as integre com o circuito de vigilância 'Cidade Monitorada', do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Rodrigo Furtado colocou o gabinete e a equipe de assessores dele à disposição dos moradores e da diretoria da associação. Ele salientou que tem percebido o aumento do número de moradores em situação de rua na Voldac e demais bairros do entorno.
O subsecretário da Semop-VR, Amauri Pego, ressaltou a importância do encontro para que os moradores aproveitem para levantar dúvidas e apresentar sugestões. O Ten-Cel-PM Sardenberg disse que teve reunião com a secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, a 'Branca', para alinhavar ações para atuar na abordagem das pessoas em situação de rua, para ter uma verificação das atividades que estejam fazendo na cidade.

A vereadora Gisele Klingler também colocou o mandato parlamentar à disposição dos moradores dos quatro bairros. A parlamentar aproveitou para orientar os moradores sobre a importância do registro dos casos ocorridos nas comunidades. "É de suma importância que vocês vítimas, façam o registro de ocorrência na 93ª Delegacia de Polícia, para que as forças de segurança possam ter dados para redirecionar ações e equipamentos para prevenir e combater as ações criminosas. O registro é gratuito e não pode ser negado pelos profissionais da Polícia Cívil", afirmou a vereadora.
A orientação de Gisele Klingler foi feita em razão de uma denúncia feita, durante a reunião, por um morador sobre uma suposta cobrança de R$ 800,00 para a realização de perícia, num veículo. Este veiculo teria tido o vidro arrombado por um homem que estaria no Jardim Caroline para recolher materiais recicláveis, durante a semana. O morador afirmou ter ido à delegacia, mas teve o registro negado e a quantia cobrada.

Gisele Klingler recebeu solicitações de duas moradoras para que conseguisse serviços públicos que se faziam necessários nas localidades. Ela se comprometeu em direcionar as demandas para o Departamento de Elétrica e Iluminação Pública (Deip-VR) e para a Secretária Municipal de Serviços Públicos (SMSP-VR).
O secretário de Ordem Pública, Luiz Henrique, solicitou que os moradores que não participam do grupo de comunicação do SISP - Rota VI, que o façam. "Estaremos implementando abordagens mais frequentes às pessoas que circulam em determinados horários, como forma de prevenção".
Participaram da reunião cerca de 80 moradores dos quatro bairros. Toda a diretoria da Associação estava atuante no evento.
Comments