MERCADO DE TI SOFRE COM A FALTA DE PROFISSIONAIS
Área está em constante ascensão com mercado de trabalho promissor
Foto: UniFoa
Temos uma excelente notícia para você. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até o ano de 2024, o Brasil precisará de 420 mil profissionais de Tecnologia da Informação (TI). A Brasscom alerta ainda que o país forma, aproximadamente, 46 mil profissionais por ano. A área está em constante ascensão e, para quem gosta das Ciências Exatas, saiba que o mercado de trabalho de Sistemas de Informação é bastante promissor.
A carreira forma um profissional-chave para as organizações, pois ele tem o conhecimento para desenvolver e implantar sistemas que vão agilizar o fluxo de trabalho, otimizar as atividades e garantir a segurança dos dados. Ficou interessado nessa profissão? Então vem com a gente e conheça os detalhes desse curso superior, o perfil de quem atua na área e as perspectivas de crescimento na carreira!
Como é o curso superior em Sistemas de Informação do UniFOA? É uma graduação da modalidade bacharelado com duração de 4 anos. O curso tem como objetivo formar um aluno que possa propor soluções tecnológicas às necessidades de empresas de todas as áreas, assim, entre as matérias da matriz curricular estão:
Algoritmos;
Banco de Dados;
Linguagem de Programação para Web;
Engenharia de Software;
Programação Mobile;
Programação para Jogos;
Inteligência Artificial.
Qual é o perfil do profissional da área?
Além de ter afinidade com tecnologia e curiosidade nessa área, quem escolhe o curso de Sistemas de Informação tem um perfil analítico, voltado para resolver problemas. Nesse sentido, é alguém que precisa ter atenção aos detalhes, ser organizado, conseguir realizar planejamentos e, acima de tudo, pensar de maneira criativa.
Como tudo o que envolve TI é muito dinâmico, é necessário ainda se manter atualizado e apresentar uma postura flexível, ou seja, sempre pronto para encarar novos desafios, lidando com novos programas ou equipamentos.
Sai na frente também quem sabe trabalhar em equipe, conseguindo unir e compartilhar conhecimento com outros colegas.
Como é o mercado de trabalho de Sistemas de Informação?
Há uma alta demanda por quem é formado em Sistemas de Informação, visto que a área de tecnologia está em crescimento constante no país. Dessa forma, há espaço em organizações de diferentes ramos, além de bancos, empresas de telecomunicações, comércio e até na esfera pública. Há oportunidades ainda para quem quer ser programador ou atuar como consultor.
Isso porque existe a necessidade de desenvolvimento de softwares e sistemas para os mais variados segmentos, da implementação e gerenciamento de redes de computadores, da auditoria e segurança de dados, desenvolvimento de aplicativos, entre outras tantas atribuições desse profissional. Com ele, as empresas conseguem melhorar a gestão, passando a contar com sistemas e processos mais ágeis, o que melhora a produtividade e reduz os custos.
Viu só como o mercado de trabalho de Sistemas de Informação oferece boas perspectivas? Se você tem interesse nessa área, escolha uma instituição de ensino superior de referência, como o UniFOA, que conta com um corpo docente de qualidade e uma infraestrutura completa para que você receba a melhor formação!
Commenti