MEIO AMBIENTE: FIQUE POR DENTRO DO QUE ACONTECE EM BARRA DO PIRAÍ
Foto: Juan Barbosa/Secom-PMBP

Você sabia que, segundo a Constituição Federal, todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado? Então, considerando isso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente estabeleceu mais uma medida que visa a defesa das águas do rio Paraíba do Sul. Para tanto, a Prefeitura de Barra do Piraí e a Associação Pró-Gestão das Águas do Rio Paraíba do Sul (Agevap), firmaram um acordo de cooperação técnica para a realização conjunta de atividades vinculadas ao projeto Participativo de Incremento de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo (Prisma). Falando assim parece ser complicado de entender, não é? Mas calma, há uma explicação.
A prefeitura, junto com a Agevap, instituiu uma determinação de mútua cooperação para a realização de ações conjuntas do Prisma da microbacia do alto curso do rio das Flores, que possui sua nascente localizada em Barra do Piraí.
Os participantes desse acordo atuarão de forma compartilhada para o alcance de diversas metas. “É muito importante a realização de medidas que visam a defesa do meio ambiente. A elaboração desse projeto é essencial para a preservação da nascente e o curso do rio das Flores”, comenta o secretário do Meio Ambiente, Francisco Barbosa Leite, explicando que “para a concretização desse projeto, será necessária a criação de um Grupo de Acompanhamento da execução do Prisma, que será responsável pela manutenção da microbacia”.
E também, sempre pensando em ações sustentáveis, o prefeito Mario Esteves fala sobre esse acordo de cooperação. “Nosso objetivo é continuar com os investimentos em prol do ambiente. Inauguramos o Grupamento de Proteção Ambiental, que tem o objetivo de proteger e auxiliar na fiscalização de áreas ambientais. Junto a isso, o município e a Agevap irão atuar cooperando e contribuindo com as operações. Tudo isso com o objetivo de tornar Barra do Piraí uma cidade mais sustentável”, aponta Mario.
Comments