JUSTIÇA ELEITORAL MIRA CANDIDATO A VEREADOR ELEITO EM VOLTA REDONDA
Severiano Câmara obteve 2.125 votos e está sendo acusado de suposto pagamento para eleitores adesivarem carros
Foto: Reprodução
Terminada a apuração dos votos em que os eleitores escolheram seus candidatos a vereador e vereadora, eis que uma denúncia encaminhada pelo 'Sistema Pardal' da Justiça Eleitoral, ferramenta usada para recebimento de denúncias eleitorais, o vereador eleito com 2.125 votos, Severino de Souza Câmara (União Brasil), se viu envolvido numa denúncia por supostamente ter feito pagamentos semanais para que eleitores usassem adesivos com a propaganda eleitoral dele nos para-brisas dos carros. A denúncia foi peticionada na Justiça Eleitoral às 12h12min do dia 30 de setembro, e o processo 0600491-05.2024.6.19.0090 foi instaurado na 131ª Zona Eleitoral.
No despacho, o Ministério Público Eleitoral (MPE) relatou que “Verifica-se que a denúncia relata fatos que se amoldam, em tese, a suposto abuso de poder”. Outro a ser notificado pelo promotor Leonardo Yukio Dutra dos Santos Kataoka foi o candidato a vereador Alan da Cunha (MDB), que não foi eleito, afim de prestar esclarecimentos no próximo dia 30 de outubro, uma vez que há outra denúncia apresentada no caso, dando conta que ele supostamente teria sido sondado para "desistir da candidatura em troca de R$ 80 mil, em favor de Severiano Câmara".
Os dois foram candidatos no mesmo bairro onde moram, o Açude. Alan da Cunha disse não ter conhecimento sobre o assunto, e que "não tinha interesse em falar sobre o caso, pois estava em serviço". A mesma estratégia foi adotada por Severiano Câmara. Ele apenas disse, por meio de texto em aplicativo de Whatsapp,"não vou me pronunciar, por orientação dos meus advogados", finalizou o vereador eleito.
Em sua declaração à Justiça Eleitoral, Severiano afirmou ter recebido R$ 128 mil de recursos financeiros para a campanha. O valor doado aparece no Portal de Prestação de Contas Eleitorais do TRE, sendo doado pelo cidadão Paulo Fernando Barcellos Villarejo.
Comments