top of page

INCOR APRESENTA DICAS CONTRA RISCOS AO CORAÇÃO DURANTE CALOR EXTREMO

Onda de calor pode impactar saúde cardiovascular

Foto: Divulgação

A capital paulista e outras regiões do Brasil estão enfrentando uma forte onda de calor, com temperaturas que podem ultrapassar os 35°C nos próximos dias. O calor elevado pode trazer vários riscos para a saúde da população. Além do desconforto, a exaustão térmica, desidratação o agravamento de doenças cardiovasculares.

EFEITOS - Reações do corpo às altas temperaturas elevadas pode levar a um aumento do calor corporal, causando sintomas como pele vermelha, quente e seca, dor de cabeça, tontura, náusea, confusão mental e, em casos extremos, perda de consciência. O calor também pode impactar gravemente diversos órgãos, incluindo cérebro, coração, intestinos, fígado, rins, pulmões e pâncreas. Crianças, idosos e portadores de doenças crônicas devem ter atenção redobrada.

As pessoas com doenças cardiovasculares estão entre as mais vulneráveis. A alta temperatura provoca vasodilatação e queda intensa da pressão arterial, exigindo maior esforço do coração para bombear sangue. Isso pode resultar em complicações graves, como infarto e, em situações críticas, colapso cardíaco.

O médico Sérgio Timerman, diretor do Centro de Parada Cardíaca do InCor, alerta sobre os riscos: "Durante uma onda de calor, todo o corpo é impactado, e o coração precisa trabalhar com mais intensidade para regular a temperatura, o que pode aumentar o risco de complicações graves. Isso é especialmente preocupante para idosos e pessoas com histórico de doenças cardiovasculares. Para reduzir esses riscos, é fundamental manter-se bem hidratado e evitar a exposição prolongada ao calor”.

Em períodos de altas temperaturas, é essencial adotar medidas para minimizar os impactos do calor. A hidratação deve ser reforçada com água e sucos naturais, e a alimentação deve privilegiar opções leves, como frutas e saladas.

A prática de atividades físicas deve ser realizada com cautela, evitando horários de maior calor, entre 10h e 16h. Optar por espaços arejados, roupas leves e manter a hidratação constante são cuidados essenciais para evitar o superaquecimento corporal.


Para se proteger do calor as dicas são:


✔️ Hidrate-se constantemente: mesmo sem sentir sede, beba água regularmente.

✔️ Mantenha a casa fresca: abra as janelas à noite e bloqueie a entrada direta do sol durante o dia.

✔️ Alimente-se de forma leve: prefira frutas, saladas e alimentos naturais.

✔️ Evite exposição ao sol: especialmente nos horários de pico.

✔️ Atenção aos sintomas de estresse térmico: sede extrema, tontura e cansaço podem indicar desidratação grave.

PREVISÃO - O Brasil está novamente em alerta para onda de calor, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET. As temperaturas devem ficar acima da média em quase todo o país. Em alguns municípios, os termômetros devem registrar mais de 35°C. Há ainda uma associação com baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente na região central do Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, as altas temperaturas podem impactar a saúde de toda a população, em especial os mais vulneráveis como idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos, gestantes e população em situação de rua. “Em caso de sintomas graves ou mal-estar, procure imediatamente uma unidade de saúde”, explica Dr. Timerman. O calor extremo pode ser perigoso, e a prevenção é a melhor aliada para manter a saúde em segurança.


Sobre o InCor:


O InCor é um hospital de alta complexidade, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíacas e torácicas. Reconhecido pela sua excelência, o Instituto oferece atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênio e particular. Além de ser um polo de assistência - desde a prevenção até o tratamento, se destaca também como um grande centro de pesquisa, ensino e inovação. Integra o Hospital das Clínicas e é afiliado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O Instituto recebe suporte financeiro da Fundação Zerbini, uma entidade privada sem fins lucrativos. Sua equipe é composta por médicos e especialistas multiprofissionais de renome nacional e internacional. Equipado com tecnologia de ponta, o InCor oferece os mais modernos e avançados equipamentos de diagnóstico cardiopneumológico da América Latina.

 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright

R. Equador - Vila Americana, Volta Redonda - RJ, 27212-030, Brasil

Razão Social: Osmar Neves de Souza CNPJ:26.114.800/0001-27

Osmar Assessoria, Comunicação, Publicidade e Propaganda

Diretor, Editor e Jornalista Responsável: Osmar Neves Mtb-RJ 28.592

As opiniões nos artigos publicados por colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Gazeta dos Bairros.

Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização do autor.

  • facebook
® Copyright

©2018 by Gazeta dos Bairros - Volta Redonda. Produzido e criado com Wix.com

bottom of page