top of page

"INADIMPLÊNCIA NO BRASIL CRESCE EM 2023", DIZ EDUCADORA FINANCEIRA

Foto: Divulgação

O mais recente estudo do SPC Serasa, realizado em janeiro de 2023, mostrou que o número de inadimplentes no Brasil aumentou em 600 mil pessoas comparado ao mês de dezembro de 2022. Os brasileiros que se destacam estão na faixa etária de 26 a 40 anos, seguidos pela faixa etária dos 41 a 60 anos. O estado do Rio de Janeiro é o que apresenta o segundo maior índice do Brasil, com 52,3%.

O estudo do SPC Serasa também apontou que o segmento do cartão de crédito é a maior causa do endividamento. A educadora financeira Karolaine Carvalho ressaltou que o parcelamento do cartão de crédito possui os maiores juros do mercado e isso torna a dívida uma bola de neve, dificultando assim o pagamento e até gerando problemas de saúde como ansiedade e depressão.

- Para que esse quadro seja revertido, é importante primeiro “arrumar a casa”, organizar o orçamento e fazer o levantamento do quanto você tem de salário fixo e variável, verificar quais são suas despesas e definir um limite de gastos. Após isso, você deve identificar se sobra algum valor no mês e quanto sobra – diz Karolaine.

Após essa organização, a educadora financeira orienta fazer o planejamento financeiro para saldar as dívidas, utilizando o método ‘Snowball’ (bola de neve, em tradução), que consiste em dar prioridade às dívidas de menor valor para que você salde mais rápido e, assim, se mantenha motivado a continuar.

Karolaine ainda acrescenta a importância de manter constância nesse processo, de fazer renda extra para aumentar seus ganhos e de comemorar as pequenas conquistas. “Pois a sua relação com o dinheiro é mais emocional e comportamental do que racional”, concluiu.

Karolaine Carvalho é educadora financeira, formada em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Volta Redonda. Seu trabalho atualmente é focado em consultoria financeira pessoal e empresarial. A profissional irá abrir vagas para sua Mentoria Financeira a partir do dia 02/05. Você pode acompanhá-la no perfil do Instagram: @financascomkarol.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page