HEMONÚCLEOS DE BM, RESENDE E VR PRECISAM DE DOAÇÕES URGENTES PARA ADEQUAR ESTOQUES
Municípios fazem campanha para aumentar o nível dos estoques de hemoderivados para atender região
Foto: Felipe Vieira/CCS-PMBM
Os Hemonúcleos de Barra Mansa, Resende e Volta Redonda estão em campanha emergencial para que os dosadores compareçam nas respectivas unidades de coleta para doarem sangue e garantam o aumento dos estoques de hemoderivados. Os níveis de fornecimento de sangue continuam na reserva, e a orientação é também que, antes de se vacinar, os doadores procurem os hemonúcleos e façam a doação.
Localizado na Rua Pinto Ribeiro, ao lado do prédio da Santa Casa de Misericórdia, está com baixo nível de fornecimento de sangue em sua reserva. Atualmente, as doações feitas não conseguem suprir a demanda semanal, pois a abrangência da unidade é grande e atende diversos hospitais como Santa Maria, Santa Casa, Hospital da Mulher, Upa Leste, Upa Centro e também unidades de saúde em Valença e Rio das Flores.
A coordenadora do Hemonúcleo, Thais Mendes, afirma que a situação do estoque é critica e está abaixo do esperado pela unidade. Além disso, demonstrou preocupação na dificuldade em conseguir doadores espontâneos. “As pessoas só vêm doar quando têm alguém da família precisando, então hoje o meu estoque está mais para reposição do que para manter o estoque rodando cheio”, ressaltou.
De acordo com a coordenadora, as plaquetas do sangue coletado podem durar até cinco dias após a retirada, mas dificilmente são armazenados por tanto tempo, já que a necessidade é alta. “A gente faz a captação e acaba usando o que conseguimos durante o decorrer da mesma semana”, afirmou. O centro de coleta necessita, em especial, de doadores que sejam O negativo, pois é o tipo sanguíneo universal utilizado para doar para todos os outros grupos.
A preocupação da unidade é de que o baixo número de voluntários fique ainda menor com o seguimento da vacinação contra a Covid-19.
Após a vacinação, os voluntários terão que aguardar um certo período de tempo para realizar o processo. Quem receber o imunizante da Sinovac do Instituto Butantan precisará aguardar 48h para realizar a doação. Já os que forem receber a vacina Oxford/AstraZeneca da Fiocruz precisarão esperar sete dias. Como qualquer outro imunizante é necessário esse período de espera para que o vírus inserido seja inativado.
A unidade aconselha que as doações sejam feitas antes da vacinação para que não haja uma grande redução no número de bolsas em estoque.
RESENDE - A Prefeitura de Resende, por meio do Hemonúcleo recomendou que os doadores do grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, e aqueles que ainda serão imunizados, façam suas doações no banco de sangue, antes de serem vacinados com as doses disponíveis no município.
Foto: Carina Rocha/Ascom-PMR
VOLTA REDONDA - O estoque do Hemonúcleo de Volta Redonda está 30% abaixo do ideal. Além do período de festas de fim de ano e viagens, o que afetou o banco de sangue foi a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em dezembro, o número de doadores foi de 304, quando o normal seria receber no mínimo 400 pessoas. Foto: Divulgação/Secom-PMVR
Segundo a coordenadora do hemonúcleo, Marcelle Alves, há falta de todos os tipos sanguíneos, porém especialmente "O positivo" e "O negativo".
“Por causa da pandemia, o número de doadores caiu bastante; algumas pessoas têm medo de sair, até porque aqui é um hospital, outras têm dúvidas com relação à doação. Hoje os tipos sanguíneos que estão mais em baixa são os O's, sendo que o negativo está baixíssimo”, comentou Marcelle.
A coordenadora do hemonúcleo explicou ainda que uma doação pode beneficiar até três pessoas diferentes, porque o sangue é dividido em partes, que são os hemocomponentes (plasma, plaquetas e hemácias). “Por isso é importante que as pessoas possam doar sangue”, ressaltou.
Marcelle esclareceu que antes da coleta de sangue, o doador passa por uma triagem e responde a um questionário. No caso de pessoas infectadas pelo novo coronavírus ou que tiveram contato com alguém infectado, a doação de sangue só é permitida 30 dias após o fim dos sintomas - como febre, falta de apetite, perda do paladar e olfato, entre outros.
Quem pode doar?
Para doar, a pessoa deve estar em boa condição de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos - sendo que menores de idade devem possuir uma autorização formal do responsável legal - e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, assim como alimentos gordurosos três horas antes da doação.
O hemonúcleo de Volta Redonda funciona das 7h às 13h, de segundo a sexta-feira, anexo ao Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo. A coleta de sangue é feita mediante agendamento prévio, através do telefone: (24) 3339-4242 (ramal 325). É necessário levar documento com foto.
Comments