top of page

GOVERNO NETO HOMENAGEIA 'EMPRESA PARCEIRA DA APRENDIZAGEM'

Entrega de selo é voltada para empresas que contratam adolescentes inscritos no ‘Cadastro Jovem Aprendiz’

Foto: Divulgação/Secom-PMVR

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) entregaram na noite dessa quarta-feira (18/10), na Câmara de Vereadores, o selo “Empresa Parceira da Aprendizagem”. A homenagem, criada para valorizar as empresas que contratam adolescentes inscritos no “Cadastro Jovem Aprendiz” – do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), foi concedida a 14 empresas neste ano.

Criado pela Lei Municipal nº 6090/2022, de autoria do vereador Paulo Roberto Costa Docca, o 'Paulinho AP' (União Brasil), o Programa Municipal Cadastro Jovem Aprendiz atua com um sistema de captação de dados de adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em situação de violação de direitos, acompanhados pela rede socioassistencial, para inserção em programa de aprendizagem.

De acordo com a subsecretária de Ação Comunitária, Rosane Marques, a Branca, o selo “Empresa Parceira da Aprendizagem” é um incentivo às empresas e a demonstração da importância de dar oportunidade aos adolescentes e jovens, impactando no combate à evasão escolar e ao trabalho infantil.

Ver este projeto ganhar força a cada dia nos faz ter a certeza que estamos no caminho certo em prol da garantia dos direitos dos adolescentes e jovens de Volta Redonda. Esta cerimônia reafirma nosso compromisso com a transformação social, porque a aprendizagem é uma forma concreta de combater o trabalho infantil e possibilitar a mudança no curso da vida dessas famílias, garantindo um caminho seguro para a inserção no mercado de trabalho”, disse Branca.

A presidente do CMDCA (entidade responsável pela cerimônia de entrega do selo), Paloma de Lavor Lopes, ressaltou que os adolescentes inseridos no “Cadastro Jovem Aprendiz VR” são de alto risco social.

A entrega da homenagem, que é anual, é uma forma do CMDCA reconhecer que, ao contratar esses adolescentes, as empresas ajudam a reduzir a vulnerabilidade social desse núcleo familiar”, falou Paloma, destacando também a importância das unidades formadoras nesse processo: a Fundação CSN, o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) Barra Mansa e CAMP VR (Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Volta Redonda).

As empresas e entidades premiadas com o selo “Empresa Parceira da Aprendizagem” em 2023 foram: Supermercado Ville; Caixa Econômica Federal; Traxterra Serviços e Equipamentos Ltda.; ALF Neto; Asvre (Associação dos Servidores Municipais de Volta Redonda); Correta; AM Pneus; Rede de Posto AP; Polo Surgical; Supermarket; Associação Alphaville Volta Redonda; Hyundai; Tostes e Diniz Construções; e Apadefi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes).

PROJETO - O “Cadastro Jovem Aprendiz VR”, lançado em 2022, foi elaborado por meio dos departamentos de Proteção Social Básica (DPB) e de Proteção Social Especial (DPES), e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); em parceria com a Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) e com Ministério Público estadual, através da 1ª e 2ª promotorias de Justiça de Infância e Juventude de Volta Redonda; e ainda

do Ministério Público do Trabalho, pela Auditoria Fiscal do Trabalho.

O objetivo é promover o acesso de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho formal na condição de aprendiz; e reduzir o quantitativo de adolescentes em situação de trabalho infantil no município, através de oportunidades de profissionalização.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright