EX-SINDICALISTA ISAQUE FONSECA BUSCA RETORNO AO LEGISLATIVO DE VOLTA REDONDA
Foto: Reprodução
O ex-sindicalista e ex-vereador Isaque Fonseca decidiu colocar o nome novamente à disposição da população de Volta Redonda para assumir uma das 21 vagas de vereador, nas eleições do dia 6 de outubro, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), numa federação com o partido Rede Sustentabilidade. A decisão foi tomada em razão de o mesmo avaliar que o Legislativo Municipal tem perdido a característica principal de sua existência, que é o de fiscalizador do Poder Executivo, além de propor leis que promovam a melhoria da qualidade de vida da sociedade e acesso aos serviços públicos oferecidos, a partir da arrecadação dos impostos e taxas.
Em entrevista exclusiva ao Gazeta dos Bairros, Isaque Fonseca, nascido em 16 de maio de 1949, é metalúrgico aposentado, ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, no período da Década de 1980, e ex-vereador no período entre 1989/1992, afirmou que vem observando os movimentos políticos dos vereadores, ao longo dos mais de 30 anos.
"Hoje, e há anos, o Legislativo vem se comportando como um garantidor dos interesses do Poder Executivo, como nunca antes eu havia visto. A população escolhe os representantes para garantir que tudo o que for feito pelo prefeito, seja apenas para benefício dessa sociedade civil, e não apenas de um grupo político. Não há como aceitar que um vereador ou um grupo de vereadores, se beneficiem com cargos junto à administração municipal, como forma de lotear vagas de trabalho nas secretarias e órgãos públicos, numa forma de toma lá, dá cá. O vereador é muito mais que apenas um carimbador de projetos e desejos do chefe do executivo municipal", criticou Isaque.
O candidato relembrou o período em que o Brasil estava sob o domínio do Exército, e instaurou um processo ditatorial sobre a população e às instituições. "Lutamos pelo fim da ditadura e pelas 'Diretas Já!', ao lado de figuras políticas de peso, com por exemplo o ex-governador do Rio Grande do Sul e do Estado do Rio de Janeiro, Leonel Brisola (único político eleito pelo povo para governar dois estados diferentes em toda a história do Brasil), Luiz Inácio Lula da Silva, hoje presidente da República, o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, a ex-presidenta da República, Dilma Roussef, entre outros", contou Isaque Fonseca.
Ele fez menção ao período em que assumiu o cargo de vereador em janeiro de 1989, após disputar uma eleição municipal em 1988, tendo como candidato a prefeito o ex-deputado federal e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, José Juarez Antunes, que morreu em acidente automobilístico quando retornava de Brasília-DF, para assumir a administração da cidade.
"Com a morte do nosso líder, amigo e prefeito eleito, Juarez Antunes, quem assumiu a administração foi o arquiteto Wanildo de Carvalho, na época filiado ao MDB. Como aquela administração se tornou desastrosa, a nossa bancada de vereadores buscou controlar as ações daquele governo, que não tinha o apoio da população. Fizemos nosso trabalho e o prefeito daquela época não tinha vida fácil na Câmara Municipal, e a cidade avançou com o controle do Legislativo", relembrou.
Por fim, Isaque Fonseca afirma que ao abordar os eleitores, seu objetivo é o de garantir que as pessoas entendam que ele não defende o fisiologismo, mas idealismo. "Queremos dialogar com o povo e sermos o portador das necessidades deles junto ao governo eleito. Vamos fiscalizar a elaboração do Orçamento Municipal, garantindo que os recursos sejam aplicados sem quaisquer desvios de finalidade Os sonhos, desejos e necessidades da nossa população devem e serão respeitados, numa possível vitória nestas eleições", finalizou o candidato a vereador Isaque Fonseca.
Comments