ESTUDANTES DO PRÉ -VESTIBULAR DO MEP-VR INICIAM FÉRIAS NESTA SEXTA-FEIRA
- Osmar Neves Souza

- 11 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Foto: Divulgação

Estudantes do Pré Vestibular Cidadão do MEP, de férias a partir de hoje, na esteira do aniversário de 71 anos de emancipação política Volta Redonda, tecem elogios e manifestaram o desejo de uma cidade melhor. Os jovens, nascidos em Volta Redonda, na referência à data apontam bem querer à cidade e o desejo de mudanças’. Filhos de VR, com avós e pais nascidos em VR, em média com 19 anos.
“Gosto muito de Volta Redonda, tudo que sei aprendi aqui. A cidade que tem projeto ‘cidade musical’. Ao celebrar o seu aniversário, que tenhamos em mente mais coisas para que ela melhore”, manifestou Jonathan, estudante, ligado ao Coral Musical de VR, 17 anos.
"Volta Redonda é uma cidade marcada pela força do seu povo e pela história que se moldou no ‘calor do aço’. Ainda carrega o orgulho operário, mas também o desejo de se reinventar. Meu presente para ela seria um futuro mais verde, com educação de qualidade, cultura viva nas praças e bairros", lembrou Camille, estudante - trabalhadora, 18 anos.
JUSTIÇA AMBIENTAL - "VR é uma cidade bonita, histórica e boa para se viver. Na cidade a CSN é importante, embora puxe toda centralidade para ela. A empresa mesmo com sua força deveria olhar para a cidade toda. Meu presente para Volta Redonda seria mais áreas verdes, aliás vejo muitas áreas verdes fechadas”, analisou João Gabriel, estudante, 20 anos.
“É um privilégio morar em Volta Redonda. Agradeço e quero continuar a crescer, estudar, prosperar e preservar nossa história. Que possamos continuar a construir um futuro melhor para todos os cidadãos, com mais oportunidades, mais igualdade e mais justiça, principalmente a justiça ambiental. Feliz aniversário VR”, pontuou Esther, estudante, 19 anos.
“Volta Redonda é uma cidade com muita potência. Mas, a vejo um pouco ‘largada’, parece que os projetos não andam, há necessidade de uma nova política. Inovar. Precisamos de mais conscientização do povo dos trabalhos, como o MEP faz para melhorarmos no nosso futuro”, Indicou João Fernando, estudante autista, 19 anos.
Érique Barcellos, professor de filosofia no Pré Vestibular Cidadão, entre as dicotômicas manifestações jovens dos pré-universitários nascidos na cidade 'princesinha do Sul do Estado, reagiu. "Os jovens, em meio às dicotómicas falas, estão envolvidos no processo de descolamento da realidade, uma visão ‘turva' do que é a cidade, e de qual projeto que estamos inseridos. Aos 71 anos, a cidade a princesinha do Sul do Estado, um a jovem senhora que sabe lidar com as dicotomias sociais e incongruências no processo de letramento político-classista”, analisou o filósofo e professor.












Comentários