ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES JORNALISTAS TEM INSCRIÇÕES ABERTAS
Arte: Reprodução
Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro Nacional de Mulheres Jornalistas, promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia, em parceria com a Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas. O evento conta com o apoio do Escritório da Federação Internacional dos Jornalistas na América Latina (FIJ) e da Union to Union (UTU).
O Encontro será realizado no dia 9 de novembro, em formato híbrido,com a parte presencial no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, e a parte online pela plataforma Zoom. Estão sendo disponibilizadas 100 vagas presenciais. Não há limite de vagas para a participação online.
Com foco em jornalistas, comunicadoras, estudantes de Jornalismo e demais interessados, o Encontro tem como objetivo discutir as condições de trabalho das mulheres no jornalismo e fortalecer a luta por um ambiente de trabalho mais igualitário e seguro para todas as profissionais. Além disso, a programação incluirá palestras sobre a importância de uma perspectiva de gênero, raça e classe no jornalismo.
Os valores de inscrição são de R$ 40,00 para estudantes e jornalistas sindicalizadas e R$ 80,00 para jornalistas não sindicalizadas e demais profissionais. Todos os participantes receberão um certificado digital ao final do evento.
Para a presidenta da FENAJ, Samira de Castro, o 1º Encontro Nacional de Mulheres representa um passo importante na discussão das desigualdades de gênero e outros desafios enfrentados pelas mulheres no jornalismo.
“Este evento é uma plataforma vital para compartilharmos experiências, discutirmos soluções e fortalecer a nossa rede de apoio. Esperamos uma ampla participação para que possamos, juntas, promover mudanças reais e construir um ambiente mais equitativo para todas as profissionais da área”, ressalta Samira.
A programação contará com três painéis e uma reunião da Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas, abordando temas como violência de gênero, perspectivas de raça e classe no jornalismo, além de pesquisas sobre as condições de trabalho das mulheres jornalistas no Brasil e na América Latina.
Confira a programação completa:
SÁBADO – DIA 9 DE NOVEMBRO DE 2024
Das 8h30 às 9h – Abertura (saudações)
Das 9h às 10h30 – Painel 1 – Ser mulher jornalista no Brasil e na América Latina: o que dizem as pesquisas
Palestrantes: Zuliana Lainez/Paula Cejas (FIJ) – “Situação das mulheres trabalhadoras da imprensa na América Latina e Caribe – 2023”
Samira de Castro -“Emprego formal dos Jornalistas no Brasil – 2022”
Letícia Fagundes (Instituto Mulheres Jornalistas) – Híbrido
Mediação: Valdice Gomes (FENAJ)
Das 10h30 às 12h – Painel 2 – Violência de gênero no exercício do Jornalismo
Palestrantes: Kátia Brembatti (Abraji) – Monitor de Violência de Gênero da Abraji
Charlene Nagae (Instituto Tornavoz) – Assédio Judicial contra Jornalistas
Shirley Alves (Sindicato dos Jornalistas de SC) – Caso assédio judicial e condenação penal
Mediação: Helena Sária (FENAJ)
Das 12h às 13h30 – Almoço livre
Das 13h30 às 15h – Painel 3 – Por um Jornalismo com perspectiva de gênero, raça e classe
Palestrantes: Bárbara Libório (Diretora de conteúdo AzMina)
Luciana Barreto (TV Brasil – autora do livro Discursos de ódio contra negros nas redes sociais)
Ariene Susui (co-fundadora da Rede de comunicadores indígenas de Roraima Wakywaa) – Híbrido
Martihene Oliveira (Coletivo Sargento Perifa – PE) – Híbrido
Mediação: Bianca Santana
Das 15h às 15h15 – Coffee break
Das 15h15 às 17h30 – Reunião da Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas da FENAJ
18h – Encerramento
Comments