DIOCESE DE BARRA DO PIRAÍ/VOLTA REDONDA PREPARA LANÇAMENTO DE CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024
Arte: Divulgação
A Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda está realizando os últimos detalhes para o lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo o tema é “Fraternidade e Amizade social” e tem como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O lançamento será nesta quarta-feira, durante a missa de cinzas, na co-Catedral de Nossa Senhora da Conceição, às 18 horas, no bairro Conforto.
A Campanha da Fraternidade celebra os 60 anos de atividades e o tema escolhido é “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Mais de 410 pessoas participaram da manhã formativa com a assessoria de Tobias Tomines Faria, articulador da Campanha da Fraternidade e Assessor das Pastorais Sociais do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro).
O objetivo geral da Campanha da Fraternidade é contribuir para nos despertar sobre o valor e a beleza da Fraternidade humana, promovendo e fortalecendo a experiência da Amizade Social. Esse objetivo nos desafia a superar a cultura da indiferença para com os outros, que nos torna como que portadores do mal da cegueira, da insensibilidade nos proporcionando uma atitude de descaso diante das necessidades alheias.
O tema da Amizade social nos convida a refletir sobre as causas dos conflitos, a hostilidade na relações humanas e a agressividade interpessoal. Onde não há a experiência da amizade, pode haver não somente a indiferença, mas também a violência. São dois graves males.
O tema da CF 2024 nos convida a promover abertos vínculos de amizade, capazes de estimular a comunhão, a reconciliação entre as pessoas e o espírito fraterno favorecendo a promoção do bem comum. Dessa forma a amizade autêntica não é um bem privado e fechado entre duas pessoas ou mais, mais tem uma responsabilidade social. A experiência da amizade aberta estimula a construção de pontes entre pessoas e grupos. É dessa forma que fomentamos o desafio do diálogo que promove a cultura do encontro.
Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano, reforça a importância do tema na construção de uma sociedade melhor. "Assunto de grande importância e bastante atual, imprescindível para podermos refletir sobre a realidade da divisão, de pensamentos, mentalidades diversas e ideias que são um pouco distintas. Contudo, isso não nos impede de sermos irmãos e irmãs, de aprendermos por meio do diálogo, valorizar e reconhecer a riqueza do outro. Que esta Campanha da Fraternidade, no período quaresmal, tempo de conversão, nos auxilie a verdadeiramente refletir sobre a bela diversidade na sociedade e na igreja, e nos apoie a enriquecermos por meio dessa diversidade. Pois, na igreja, a unidade é fundamental, mas a uniformidade não. As bolhas ideológicas que se criam não fazem parte da vida da igreja. Somos todos irmãos", comentou o Bispo.
Comments