CONCURSADOS DE BARRA MANSA RECLAMAM POR PARALISAÇÃO NAS CONVOCAÇÕES DE APROVADOS
Foto: Arquivo
O concurso público da Prefeitura de Barra Mansa, realizado no ano de 2020 pelo Instituto Acesso, continua provocando revolta em alguns dos centenas de aprovados que ainda não foram convocados para assumirem as funções, nos mais variados setores da administração municipal. O caso em especial é justamente numa das principais áreas: a Educação.
Que existe um déficit de professores nas redes municipais e estaduais, isso não é novidade para ninguém. No entanto, poucas são as oportunidades criadas pelos governos estadual e municipal, nos últimos anos, o que comprova uma certa ineficiência gestora das administrações públicas.
Quem sente o problema, solta a voz, e reclama da falta de posicionamento do governo de Barra Mansa sobre a convocação é a 'concursanda' Maria Luíza Pinheiro Castro. Ela se inscreveu no concurso público, no ano de 2020, realizou a prova e figura como aprovada, porém, até então não recebeu posse no cargo de professora.
Maria Luíza conta que em maio deste ano, o prefeito Rodrigo Drable emitiu documento homologando o resultado final do concurso realizado pelo Instituto Acesso. "O edital previa vagas imediatas e pouquíssimas pessoas foram convocadas. Além disso, os poucos professores que foram chamados em julho deste ano, devem entrar apenas em novembro. Uma sucessão de erros e desorganização geral da prefeitura. O prefeito havia falado em entrevista na TV Rio Sul que os aprovados deveriam ingressar até fevereiro. Há contratos na rede e alguns já foram renovados até 2023", disse a candidata aprovada.
Ela acrescenta ainda que as vagas que são destinadas aos aprovados do concurso público estão sendo preenchidas com contratações por contrato. "As nossas vagas estão sendo ocupadas por professores contratados, e o prefeito não convoca os concursados, sob a alegação de que não tem dinheiro para chamar nós concursados. Nós, os aprovados no concurso, vamos substituir os contratados, mas a administração municipal não resolve nada sobre a convocação", reclama Maria Luíza.
Em nota enviada pela prefeitura à imprensa, no mês de julho, o governo havia garantido que a convocação aconteceria naquela oportunidade, porém, como se vê, ainda não concluiu.
Dizia a nota que "a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Administração, inicia na quarta-feira (14/07) a convocação de 362 aprovados no concurso público. Inicialmente, o Executivo fará o chamamento de 137 profissionais das áreas de Saúde, 221 da Educação e para quatro procuradores do município. Os convocados deverão comparecer na prefeitura em até 30 dias, conforme anunciado nos editais do concurso 01/2020 e 02/2020, para realizar a sua apresentação. O cronograma seguirá com a juntada de documentos para análise e exames admissionais. Os aprovados serão informados através de telegrama e e-mail. O chamamento também será publicado em diário oficial e no site da prefeitura", conclui o texto. O prefeito Rodrigo Drable, naquela ocasião, falou sobre a importância da atuação dos novos servidores. “Nós temos o compromisso de criar um quadro de funcionários efetivos da prefeitura que seja valorizado e que permita que, ao longo do tempo, as informações da cidade sejam preservadas e que não se percam com as contratações temporárias, que apesar de importantes, não fazem a história da cidade”, disse o prefeito na época. Outro a se pronunciar, também na ocasião, foi o secretário de Administração, Gabriel Resende, com a explicação sobre as convocações e como funcionarão os futuros chamamentos. “O processo do concurso público está dentro do cronograma. Após a homologação, temos o prazo de dois anos para fazer as convocações, considerando o prazo de validade do concurso. Nesta primeira convocação, será contemplado 1/3 dos aprovados e será realizada para suprir as demandas de urgências das secretarias de Saúde e Educação, salientando que esses profissionais convocados inicialmente serão para substituir cargos já existentes em decorrência da vacância de tais cargos. A medida visa não gerar impacto na folha de pagamento. Para as próximas convocações, as secretarias municipais estão analisando as necessidades do município”.
Outro detalhe a se destacar é sobre a página do Instituto Acesso, responsável pela aplicação das provas do concurso. A página virtual do instituto não disponibiliza acesso aos dados sobre contatos e apresentação, uma vez que os links estão desativados, conforme 'prints' disponibilizados nesta reportagem.
Página para contato com o Instituto Acesso
Página descritiva sobre o Instituto Acesso
A administração municipal não retornou o contato feito pela reportagem à Coordenadoria de Comunicação Social, sobre solicitação de respostas para o assunto. A reportagem da Gazeta dos Bairros continua aguardando o retorno.
Comments